Cozinha

Você sabe o jeito certo de cozinhar macarrão?3 min leitura


Você deve estar pensando: “ué, mas e tem jeito errado?”. Quem nunca fez ou comeu um macarrão empapado, que atire a primeira pedra. 😆 Cozinhar macarrão parece a coisa mais fácil do mundo, mas pra ele ficar no ponto certo tem algumas regrinhas que você deve seguir.

1. Quantidade de água

Tome cuidado para não colocar pouca água ou usar uma panela muito pequena. É importante que o macarrão fique bem coberto e tenha espaço para cozinhar sem grudar. A proporção ideal é mais ou menos de um litro de água para cada 100g de massa.

2. Temperatura da água

O macarrão só deve ser colocado na água quando ela já estiver fervendo, caso contrário ele pode empapar. Se a massa for congelada o ideal é tirar do freezer e colocar direto na água fervente. Descongelar o macarrão fará com que ele grude, e vai estragar o resultado da receita.

3. A quantidade de sal

Uma medida importante para o sucesso de qualquer receita é acertar no sal. No caso do macarrão é bom que ele seja colocado assim que a água começar a ferver. A medida ideal é de 10g de sal para cada litro de água.  

4. Óleo é necessário?

Não, gente. Não precisa colocar óleo na água do macarrão para que a massa não grude. Como já indicamos, o melhor mesmo pra não grudar é cozinhar com bastante água e em uma panela com tamanho suficiente. Você também pode mexer de vez em quando e separar os fios com um garfo caso eles comecem a se juntar durante o cozimento.

Leia também: 

5. Tempo do cozimento

Respeite o tempo de cozimento indicado no pacote do macarrão, alguns minutos a mais ou a menos podem fazer toda a diferença. Cada marca e tipo de massa é diferente, é importante não ignorar essa informação.

6. Ponto certo: al dente  

Respeitando o tempo certo provavelmente você vai chegar nesse ponto, mas o ideal é que você teste antes de desligar o fogo. O ponto “al dente” é quando a massa está cozida, mas ainda firme. Quando o macarrão cozinha demais ele não absorve bem o molho o que prejudica o sabor.

7. Não quebre!

Ou não deixe que nenhum italiano veja! 😅 Brincadeiras à parte, quebrar o espaguete realmente não é necessário e nem indicado por quem entende de culinária. Se o macarrão ficar um pouco para fora da panela, não tem problema, é só mexer um pouco que na medida em que ele cozinha vai ficando flexível até imergir completamente na água.

8. Sirva imediatamente!

Para completar a experiência de uma macarronada no ponto certo, sirva assim que ficar pronto. Deixar o macarrão cozido na panela por alguns minutos é suficiente para que ele grude, e não é o que a gente quer né? Se não puder servir na hora, tem um truque que pode ajudar: esfrie a massa em água gelada, isso vai evitar que grude.

Agora que você está pronto para fazer um macarrão perfeito, tá esperando o que? Bora pra cozinha! 🍝

Cozinha
Vai fazer macarrão? Veja o que você precisa ter na cozinha!3 min leitura
Cozinha
Qual diferença entre fogão a lenha e fogão a gás modelo a lenha4 min leitura
Cozinha
Escolha o fogão perfeito para sua cozinha4 min leitura
Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do nosso blog!