Casa

Tudo que você precisa saber sobre papel de parede6 min leitura


Que tal dar aquela renovada na decor? Usar papel de parede pode ser uma boa opção para quem quer mudar os ares de algum cômodo ou cantinho da casa. Se você gosta de uma estampa diferente ou quer dar um toque mais moderno para a decoração, o papel de parede é uma alternativa mais prática à pintura. Está em dúvida se vale a pena ou não? Continue por aqui, que a gente te ajuda a decidir!

1- Vantagens do papel de parede

  1. Economia: Quem está pensando em mudar as paredes de casa e quer economizar o papel de parede pode ser uma opção com bom custo/benefício. Primeiro, porque você pode comprar apenas a metragem do espaço que quer mudar, assim evita sobras de tinta. Segundo, a instalação é simples e pode ser feita por você mesma, economizando também na mão de obra. 
  2. Variedade: Você pode encontrar muitos estilos diferentes de papel de parede, desde os lisos, aos estampados e até os que imitam madeira, tijolos ou cerâmica. O legal é que dá pra usar estampas diferentes em cada espaço da casa e personalizar os ambientes. E ainda tem a opção de trocar sempre que você cansar daquela cor, sem ter muito trabalho.   
  3. Praticidade: A instalação é simples, sem desperdício de materiais e o melhor não vai sujar a casa ou seus móveis de tinta. A gente sabe que para pintar uma parede de uma cor diferente tem que ter uma série de cuidados e tirar tudo do lugar e deixar secar. Dá trabalho, né? Já para colocar o papel de parede, você não corre o risco de manchar nada, é bem mais tranquilo. E o melhor, sem cheiro de tinta! A limpeza também não tem segredo, os laváveis é só limpar com um pano úmido, os não laváveis passar um pano seco ou espanador é o suficiente.  
  4. Durabilidade: Um bom papel de parede se bem cuidado pode durar até 10 anos, acredita? É um tempão! Vale muito o investimento. É ótimo para salas comerciais e espaços que não exigem muita mudança ao longo dos anos. Você vai ter a parede bonita e conservada por mais tempo sem precisar pintar. 

2- Como aplicar o papel de parede

Agora vamos te ensinar o passo a passo pra você aplicar o papel de parede na sua casa sem erro! 

  • Análise a parede: É importante conferir toda a parede para garantir que não tenha nenhum desnível ou irregularidade. Isso prejudica a aplicação do papel, e deve ser reparado.
  • Repare os defeitos: Caso a parede tenha algum problema como buraco, rachadura ou relevos desregulares ela deve ser lixada até ficar lisa. Infiltração ou mofo também são problemas que devem ser consertado antes de colocar o papel de parede.
  • Prepare o papel: Antes de comprar lembre de medir bem a parede pra não errar no tamanho do papel. Você vai precisar de lápis, régua, estilete ou uma tesoura grande. Meça o papel, faça marcações com o lápis e tome cuidado para deixar 5 cm a mais na tira superior e na inferior. Se for um papel de parede estampado, lembre de conferir o padrão do desenho, para fazer o corte no lugar certo e não prejudicar a estética. Se precisar abra todo o rolo e veja onde pode começar a cortar. 
  • Faça a aplicação: Se o seu papel de parede não for autocolante, você vai precisar de uma cola específica para isso e de uma escada. É bom contar com a ajuda de alguém nessa hora, pra garantir que a aplicação vai ficar alinhada. Passe a cola em abundância, vá até a parede com o papel dobrado e cole de cima para baixo, lembrando de deixar aqueles 5 cm sobrando, isso vai garantir um bom resultado final.   
  • Finalize: Alise o papel para evitar bolhas e se precisar, passe uma espátula de silicone para tirar o excesso de cola. Depois corte as bordas com o estilete deixando o papel rente aos rodapés. Agora é só deixar secar!
  • Últimos detalhes: Depois de seco você vai precisar abrir o espaço das tomadas e interruptores. Faça um corte em cruz com o estilete em cima de cada um deles, abra com cuidado e corte as sobras ao redor. Prontinho!

3- Como fazer a manutenção 

Se bem cuidados os papéis de parede podem durar por anos na sua parede e não tem muito segredo, viu?! Primeiro você precisa saber se o seu papel de parede é lavável ou não. Se for você pode limpar com um pano úmido, ou até mesmo com passar uma esponjinha de louça. Mas, só água, tá? Nada de material de limpeza, eles podem desbotar a cor e estragar a estampa. Se não for lavável, o indicado é usar só um pano seco, aspirador de pó ou espanador. Caso o papel de parede suje com alguma coisa, é melhor limpar na hora pra evitar manchas! Isso vai fazer com que a sua parede fique bonita por mais tempo. 

4- Tipos de papel de parede

Você vai encontrar papéis de parede de diferentes estampas, texturas, materiais e preços. A escolha vai depender das suas prioridades e o efeito que você quer dar para a sua decoração!

  • Papel de parede tradicional: Esse papel de parede é feito de celulose, ou seja, é papel mesmo. Ele é mais delicado, por isso não deve ser usado em lugares muito úmidos.
  • Papel de parede vinílico: Esse é o tipo mais comum e também o mais simples de instalar e retirar. É mais resistente a umidade, então pode ser usado tranquilamente em banheiros e cozinhas, desde que não fiquem em uma área molhada.  
  • Papel de parede texturizados (ou 3D): Esses papéis de parede tem texturas diferentes e podem ter estampas em relevo. É uma boa opção para paredes irregulares, já que o relevo pode ajudar a disfarçar as imperfeições. Esses também tem uma aplicação e remoção tranquila! 
  • Papel de parede adesivo: O mais indicado para quem quer praticidade na instalação, já que ele não precisa de cola para aplicar. Vem com o verso adesivado, pronto para colar. 
  • Papel de parede TNT: Para quem procura um papel de parede mais sofisticado e duradouro, o TNT é ideal. Ele é uma mistura de celulose com poliéster. Dá um acabamento legal na decoração, mas exige mais cuidado na limpeza. 

5- Onde comprar papel de parede

Agora que você já sabe tudo sobre papel de parede e está pronto pra renovar a sua decoração, é só escolher o seu! Quer saber onde comprar papel de parede? Na Schumann temos vários modelos disponíveis e por um ótimo preço!! Encontre a estampa perfeita pra você aqui e deixe a sua casa ainda mais bonita. 😀 

Referências 
Estúdio 1202: https://studio1202.com.br/decoracao/papel-de-parede
Triider: https://www.triider.com.br/blog/guia-completo-como-aplicar-papel-de-parede/

Casa
Dezembro chegou: prepare sua casa para o natal!5 min leitura
Casa
Pra que serve um calefator?3 min leitura
Casa
Como escolher o aquecedor ideal pra você3 min leitura
Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do nosso blog!