Quarto Infantil

Quarto infantil: dicas para montar o cantinho perfeito3 min leitura


O quarto é um espaço muito importante para o desenvolvimento das crianças. Por isso o lugar tem que ser organizado de um jeito que seja confortável e divertido para pequenos.

Tem criança que adora se imaginar em uma caverna, ou pensar que dorme em um castelo e tem muitos vilões para derrotar. O quarto é o primeiro espaço grande o suficiente para abraçar a imaginação sem fim de uma criança. Então, nada melhor do que montar um quarto que garanta espaço e conforto para que ela possa fazer e ser o que quiser, não é? 😀

Quer saber com fazer isso? A gente te ajuda!

  • Envolva o seu filho na tarefa

É ele quem vai passar a maior parte do tempo no quarto então é justo que participe da decoração do seu cantinho. Se já tiver idade suficiente para isso, deixe ele te guiar na escolha das cores e dos detalhes da decoração com aquilo que gosta.

Ele vai aproveitar melhor cada experiência quando estiver à vontade no quarto e se reconhecendo nele! Isso também vai criar um sentimento de pertencimento e responsabilidade no seu filho. Se ele sentir desde o início que aquele é o cantinho dele, vai entender que é responsável por manter o espaço organizado.

quarto-de-menina-tema-fada
Quarto infantil rosa com tema de fada. 
  • Cada coisa no seu lugar

Ser criança é viajar por vários universos diferentes ao mesmo tempo, e todos eles precisam caber no quarto! Para que seu filho descanse e se divirta é legal ter um espaço para estudar, outro para brincar e outro para dormir.  

Vai ficar mais fácil se concentrar para os estudos se tiver uma mesa e uma cadeira confortável, sem brinquedos e distrações.

Se a casa tiver espaço sobrando, pode ser uma boa ideia ter um quarto só para brincar. Mas dá pra reservar um espacinho para brincadeiras no quarto da criança: um tapete no chão onde ele vai poder espalhar seus brinquedos é uma boa opção.

Uma ideia bacana para estimular o gosto do seu filho pelos livros é ter um cantinho de leitura, com tapete, puffs, almofadas e uma mini biblioteca com as histórinhas favoritas dele. Você também pode aproveitar para passar um tempinho com ele ali, lendo e contando histórias.   

Nicho na parede para guardar livros e brinquedos. 
  • Mantenha a organização

Crianças amam ganhar presentes, né? Uma roupa nova da avó, um ursinho de pelúcia do tiu, um jogo do amiguinho da escola, e quando vê, o quarto está cheio! Por isso é importante criar estratégias para manter a organização.

Prateleiras suspensas ou cestos pendurados na parede, são ótimos para quem quer economizar espaço. Dá pra guardar os brinquedos, livros e outros acessórios sem perder a movimentação do quarto. O que também não pode faltar são os roupeiros e cômodas, para deixar as roupinhas e calçados prontos para o uso.

Cantinho de brinquedos e brincadeiras.
  • Dê asas à imaginação

A infância é o momento da vida em que a criatividade está mais aflorada e quanto maior for o estímulo, melhor para a criança. Então é importante que o quarto seja um espaço divertido e colorido pra que seu filho possa criar nele o seu próprio mundo fantástico.

Quadros e almofadas dos personagens favoritos são uma ótima opção, mas mais legal ainda é decorar com desenhos que ele mesmo fez. Reserve uma parede só para isso, seu filho vai adorar ter o quarto com a cara dele. Papéis de parede coloridos e desenhos no teto também podem ser um incentivo para seu filho pensar, criar e se desenvolver ainda mais.  

Quarto infantil com decoração de mar/praia.

E aí, pronto para montar o cantinho do seu filho? Se estiver procurando móveis ou itens de decoração vem pro site da Schumann a aproveite as nossas ofertas.

Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do nosso blog!