Casa

Qual o papel do arquiteto em uma reforma ou construção?3 min leitura


Tá pensando em construir ou reformar? Aposto que com essa onda de “faça você mesmo”, já deve ter te passado pela sua cabeça dar um jeitinho nas coisas vendo alguns tutoriais no YouTube, pode confessar! 😅

Eu sei, eu sei, a gente não resiste a uma promessa de economia. Mas pensa aqui comigo, vai que sem querer você quebra alguma coisa que não devia, acerta um cano ou uma viga? Já pensou na bagunça? É o famoso barato que sai caro! Dá pra evitar isso contratando um bom arquiteto! Ele vai garantir que a obra seja feita de acordo com a exigências técnicas e de segurança.

Entenda aqui porque o arquiteto é importante em uma construção ou reforma! 😉   

1 – Projeto

O arquiteto é quem cria o projeto da obra. Ele vai fazer um reconhecimento do espaço e das possibilidades e em cima disso, desenhar como será a arquitetura do imóvel. Ele vai pensar na estrutura bruta dos cômodos, como paredes, portas e etc, e também como os móveis vão compor cada espaço. Ele estuda para deixar o ambiente bonito e funcional do jeitinho que o cliente imaginou!

2 – Planejamento

O arquiteto também vai participar do planejamento da construção. Ele ajuda o cliente a escolher os materiais ideais e até os profissionais que vão dar vida ao projeto. Ele tem conhecimento para indicar produtos de qualidade e garantir todo o conforto que se espera. A iluminação, a temperatura, a forma, material e tamanho dos móveis, tudo isso é competência do arquiteto, que vai planejar como cada espaço vai ser montado e preenchido.  

3 – Administração

A projeção do arquiteto também deve comportar um planejamento financeiro, ou seja, saber o quanto será gasto em cada etapa do projeto. Ele pode estipular uma quantia total e ser o responsável por administrar esse valor para não estourar o orçamento. Em alguns casos o cliente abre uma conta, deposita o valor planejado e deixa o arquiteto como responsável pelo uso do dinheiro. A compra de materiais, a contratação de equipes para o desenvolvimento do projeto, tudo isso fica à cargo do arquiteto.

4 – Execução

É claro que ele também vai acompanhar a execução da obra, para garantir que o projeto será respeitado. Qualquer mudança feita na hora da execução precisa ser aprovada por ele, para evitar que falte uma tomada onde precisa ou coisas do tipo. O arquiteto tem domínio da questão estrutural, mas também é focado nos acabamentos da obra que fazem toda a diferença para a estética e funcionalidade do imóvel. Por isso ele deve estar presente em todos os processos da construção ou reforma.

5 – Outros profissionais

Agora que entendemos porque contratar um arquiteto é importante, vamos lembrar que de outros profissionais que não podem faltar em uma obra, como o engenheiro e o decorador.

O engenheiro civil, por exemplo, vai  e responsabilizar por todo o funcionamento “interno” do imóvel. Ele vai cuidar de toda a parte estrutural, as instalações elétricas e sanitárias. O engenheiro trabalha na execução do projeto do arquiteto garantindo além da parte estética, que a estrutura seja completa e segura.

O decorador ou designer de interiores vai atuar mais depois que o projeto já estiver pronto. Ele ajuda a afinar a estética do ambiente com elementos decorativos que completem os cômodos. Quadros, vasos de planta, móveis, cortinas, tapetes e mais uma série de detalhes podem ser pensados com a ajuda de um designer. Ele é quem entende da harmonia das cores, combinações de tecidos e texturas e vai cuidar para que fique tudo visualmente perfeito! 😍

Esses três profissionais devem trabalhar em equipe, sempre com a participação do dono do imóvel para que atenda às suas necessidades e fique do jeitinho que ele sempre sonhou!    

Casa
Tudo que você precisa para começar a vida adulta5 min leitura
Casa
Dezembro chegou: prepare sua casa para o natal!5 min leitura
Casa
20 músicas para você se divertir arrumando a casa1 min leitura