Cozinha

Qual diferença entre fogão a lenha e fogão a gás modelo a lenha4 min leitura


Já pensou em ter um fogão a lenha?Eles são ótimas opções para aquecer a casa no inverno e fazer aquela comida caseira super saborosa. E eles ainda dão um toque rústico pra decor! O legal é que nem todo fogão a lenha funciona a base da queima de lenha, sabia? Existem modelos que imitam a estrutura do fogão a lenha, mas na verdade aquecem por meio de botijão de gás. Quer saber a diferença entre o fogão a lenha e o fogão a gás modelo a lenha? Fique por aqui e veja qual o melhor modelo pra você!   

Fogão a lenha

O fogão a lenha é o pai dos fogões. É o modelo mais tradicional que garantia a alimentação das gerações passadas, quando à queima de lenha era a única forma de produzir calor. Hoje os fogões a lenha se tornaram itens decorativos e são o sonho de consumo de quem gosta de criar um clima rústico em casa. Eles são perfeitos para chalés e casas de campo também!

Os modelos antigos eram feitos de barro e ficavam embutidos na estrutura da casa. Hoje os mais comuns tem estrutura de metal e a chapa em aço ou ferro fundido. O fogão a lenha é formado pela caixa, com abertura para colocar a lenha e controlar o fogo, uma gaveta para as cinzas, o forno, a chapa e o cano da chaminé. Você também pode usar um tampo, pra manter a chapa coberta enquanto não está usando.

Fogão a Lenha Petrycoski Número 0

Como funciona

Os fogões a lenha funcionam com a queima da madeira no interior da estrutura, o fogo vai aquecer a chapa e fazer com que o calor cozinhe a comida. O processo de aquecimento é demorado já que a lenha vai queimando aos poucos. Por isso é recomendado acender uma hora ou mais, antes de começar a cozinhar.

Toda a chapa do fogão a lenha aquece, mas tem alguns pontos centrais que são como bocas com pequenas aberturas onde o calor é mais concentrado. Como o fogo não atinge diretamente as panelas, o cozimento é mais lento do que um fogão a gás. Mas vale a pena esperar, heim? É justamente isso que faz a comida feita no fogão a lenha ter um sabor especial.

Outro detalhe importante é que o fogo precisa ser sempre alimentado com mais lenha, porque a madeira vai queimando e a intensidade do calor diminuindo. As cinzas vão cair em uma gaveta, que deve ser esvaziada de tempos em tempos.

Para ter um fogão a lenha você precisa preparar a sua casa e reservar um espaço especial pra ele. É preciso ter uma abertura na parede ou teto pra saída da chaminé que vai liberar a fumaça para fora de casa. Isso faz com que ele não seja um modelo muito prático para apartamentos, por exemplo, mas dependendo do lugar, dá pra adaptar!

Algumas vantagens

  • Alta capacidade de aquecimento
  • Comida mais saborosa
  • Estilo rústico tradicional
  • Qualidade e durabilidade

Fogão a gás: modelo a lenha  

Você quer um fogão à lenha, mas não tem espaço para chaminé? Esse é o modelo perfeito! Eles são visualmente iguais aos fogões á lenha tradicionais, mas funcionam a gás. A estrutura é muito parecida, tem chapa de ferro, forno e tampo. A diferença é que, como não tem queima de madeira todo o compartimento de cinzas e fumaça é dispensável. Eles são mais compactos e fáceis de usar!

Fogão a Gás GLP Modelo Fogão a Lenha Número 0 Clarice

Como funciona

Este modelo de fogão funciona com botijão de gás. Ele tem botões que servem para controle da intensidade das chamas. Mesmo não usando lenha, a estrutura desse fogão também funciona como aquecedor de ambiente. Ele também vai dar um sabor especial para a comida, já que o processo de cozimento da chapa é diferente de uma chama direta. Dá pra cozinhar o que você quiser, mantém a comida e suas bebidas aquecidas por mais tempo e ainda deixa a casa quentinha!  

Algumas vantagens

  • Aquece a casa
  • Não produz fumaça
  • Não gera cinzas
  • Comida mais saborosa
  • Mais estilo pra sua cozinha
  • Prático e fácil de instalar

Agora que você já sabe como funciona o fogão a lenha e o fogão a lenha a gás, é só escolher o melhor modelo para a sua casa! Não deixe de aproveitar o inverno com a casa quentinha, tomando um bom café ao redor do seu fogão. Aproveite as ofertas de inverno da Schumann e compre o seu agora mesmo! 😀

Eletrodomésticos
Praticidade para realizar as tarefas do dia a dia3 min leitura
Cozinha
Bateu a fome? Veja os 10 melhores aliados do lanchinho rápido!3 min leitura
Cozinha
Escolha o fogão perfeito para sua cozinha4 min leitura
Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do nosso blog!