Casa

Pra que serve um calefator?3 min leitura


Com a chegada do inverno a gente começa a procurar formas de deixar a casa quentinha e confortável para aproveitar a estação. Entre aquecedores, ar-condicionados e lareiras, você provavelmente vai encontrar os calefatores. Você sabe para que serve e como funciona um calefator? Fica por aqui que a gente te explica! 😉

O que é um calefator?

O calefator é um sistema de aquecimento natural, a base de lenha. Ele tem uma estrutura parecida com uma lareira, mas seu modo de funcionamento é mais moderno, eficiente e ecológico. Outra diferença é que os calefatores são fechados, isso aumenta a concentração de calor, não espalha fumaça pela casa e ainda evita acidentes. Em geral o calefator funciona por dupla combustão, um processo que acontece dentro da caixa de queima. A dupla combustão faz com que o aproveitamento da lenha e a produção de calor seja maior do que uma lareira tradicional.  

Calefator Dupla Combustão Metávila Pequeno

Como a dupla combustão funciona?

A dupla combustão acontece quando a temperatura interna do calefator ultrapassa os 350 graus Celsius. Na primeira combustão a lenha é queimada formando o fogo e atinge uma temperatura alta. Logo depois o calefator entra em processo de combustão novamente aproveitando os gases gerados na primeira queima para produção de mais calor. Isso faz com que o aproveitamento de calor dos calefatores seja de cerca de 80%, enquanto o de lareiras comum é de apenas 20%.

Esse processo faz com que o calefator seja um aquecedor mais ecológico, já que os gases tóxicos são aproveitados para a segunda queima, assim a quantidade que sai pela chaminé é muito menor. Por conta disso os calefatores com dupla combustão liberam de 3 a 12 gramas de partículas poluentes no ar, enquanto os aparelhos normais liberam entre 40 e 120 gramas.

Vantagens do calefator

A calefação é um sistema moderno desenvolvido na europa, para manter a temperatura de grandes ambiente equilibrada durante os dias mais frios do inverno. As vantagens de usar o calefator para aquecer a sua casa são muitas! Lembre de algumas delas aqui:

  • Sistema de aquecimento inteligente, seguro e ecológico
  • Maior rendimento no consumo de lenha
  • Mínima emissão de gases poluentes no meio ambiente 70% a 80% mais eficiência em aquecimento
  • Maior controle na queima pela entrada de ar regulável
  • Economia com a compra de lenha
  • Durabilidade e resistência de um produto feito em aço carbono
  • Vitrocerâmicos de fabricação e qualidade alemã
  • Gera pouca cinza simplificando a limpeza Sem cheiro de fumaça pela casa
  • Não espalha fuligem no ambiente
  • Dá um charme especial para a decoração
Calefator Dupla Combustão Metávila Nantes

Onde consigo o meu calefator?

Aposto que depois de ver todas essas vantagens, você ficou morrendo de vontade de ter o seu próprio calefator em casa, não é? Você merece ter o seu cantinho aquecido e cheio de estilo nesse inverno! Então vem logo pro site da Schumann, que a gente tem o modelo perfeito pra você!

Referência

Liv aquecimento: https://livaquecimento.com.br/blog/o-que-e-um-calefator-dupla-combustao/

Casa
Projeto Verão: dicas para refrescar a casa4 min leitura
Ar-Condicionado
Como calcular os BTUs do ar condicionado por m²3 min leitura
Decoração
Aqueça e decore a sua casa, usando produtos de inverno3 min leitura
Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do nosso blog!