Eletrodomésticos

Panela elétrica: vantagens e desvantagens3 min leitura


Não tem como negar que o uso de eletrodomésticos no preparo de alimentos ajuda a ganhar tempo e traz praticidade na correria do dia a dia, né? Por isso que uma panela elétrica, com suas vantagens e desvantagens, é uma ótima aliada na sua rotina.

Com essa ajuda, é possível deixar o preparo cozinhando sem se preocupar com o tempo no fogo e ainda aproveitar para fazer outras atividades ou até mesmo preparar o restante do almoço ou jantar.

Saiba mais sobre o produto, com prós e contras, neste artigo!

Vantagens e desvantagens da panela elétrica

Sim, a panela elétrica pode ser uma “mão na roda”. Mas, vale a pena conhecer os pontos positivos e negativos do aparelho antes de fazer a compra.

Vantagens

Uma das grandes vantagens da panela elétrica é que ela faz o trabalho de cozimento sozinha. Basta colocar o alimento e a quantidade de água necessária, ligar e aguardar.

Essas panelas contam com um dispositivo que passa do modo cozimento para aquecimento assim que o preparo está pronto. Assim, a comida fica quentinha até a hora de servir, sem risco de queimar.

Alguns modelos também têm mais de uma bandeja, permitindo a preparação de vários alimentos de uma só vez, com o uso do vapor. Algumas sugestões são macarrão, legumes e sopas.

Outro ponto importante é que as panelas elétricas dispensam o gás de cozinha, o que pode ser uma saída quando o produto acaba ou se no seu prédio não é permitido o uso do combustível, por questões de segurança.

A limpeza também é bem simples, basta esperar o esfriamento. A parte removível pode ser lavada, e as partes fixas (como o corpo e a tampa da panela) são higienizadas com um pano úmido.

Desvantagens

Como qualquer eletrônico, ele demanda o uso de energia, embora o impacto na conta seja pequeno.

Vale também lembrar que se o aparelho for deixado no modo “aquecimento” por muito tempo, o preparo pode ressecar, prejudicando a aparência e o sabor do alimento.

Outra limitação a ser lembrada é a quantidade de comida que possa ser cozido de uma só vez. Se a intenção é de um preparo maior, é preciso usar a panela várias vezes ou investir em um modelo de maior capacidade.

Agora que você já sabe mais sobre a panela elétrica, suas vantagens e desvantagens, vale a pena conhecer outros modelos de panelas elétricas para entender se a sua necessidade com esse produto é mais abrangente.

Opções de panelas elétricas

Não é só o arroz que dá pra fazer em uma panela elétrica. Há modelos disponíveis no mercado para o preparo de outros alimentos.

Podemos citar a panela de pressão elétrica, ideal para cozinhar feijão, soja, carne, etc.

Outra boa opção são as fritadeiras elétricas, que preparam petiscos sem o cheiro forte e a sujeira produzida pelo óleo. Neste aparelho, é possível fazer batata, frango, salgadinhos como coxinha, kibe e bolinho de queijo, por exemplo.

Veja nossa seleção de panelas elétricas e fritadeiras para ter uma noção maior de modelos, preços e possibilidades para a sua cozinha! <3

Eletrodomésticos
Como escolher forno elétrico?3 min leitura
Eletrodomésticos
TV TCL é boa? Veja nossa avaliação!4 min leitura
Eletrodomésticos
Qual a distância ideal para assistir à TV?2 min leitura