Decoração

Móveis coloridos ou neutros? Como escolher?4 min leitura


A escolha de móveis coloridos ou neutros ao decorar sua casa ou apartamento é algo de extrema importância, pois o seu espaço precisa ser aconchegante e ter o seu estilo! <3

Por isso, muitas pessoas ficam presas na questão básica de escolher as cores neutras ou coloridas. Afinal, sofás, namoradeiras e mesas de centro são itens essenciais. Às vezes, eles até servem como um ponto focal. Normalmente, eles também são os itens mais caros que você compra para aquele cômodo.

Assim, o conforto pessoal deve sempre prevalecer sobre a tendência: ao fazer uma lista de suas peças favoritas. Por isso, confira agora as dicas para cores para sua mobília!

Quais as melhores decorações para móveis coloridos?

A harmonia das cores depende não só do formato das paredes, embora seja o mais importante, mas também do tipo de madeira que é o móvel, que tipo de capas, tapetes e cortinas são feitos de tecido decorativo. O esquema básico de cores é:

Contraste

Combinação de cores complementares, vermelho e verde, onde uma cor desempenha o papel principal e a outra está subordinada a ela – por exemplo, carpete verde escuro, colchas verde-amarelo, cortinas vermelho vivo.

Moderado

Uma combinação de cores complementares, amarelo e azul, mas em tons intermitentes e marrom como transição – por exemplo, carpete azul, cortinas amarelas intercaladas com marrom, estofamento em bege-marrom, móveis de nogueira.

Suave

Composição de cores suaves com uma cor principal, combinando tom com tom, por exemplo, carpete verde-amarelo e cortinas semelhantes, estofamento marrom escuro, móveis de teca.

Quais as melhores decorações para móveis neutros?

Cores mais neutras dão ao espaço uma sensação de leveza, portanto, uma sala cheia de móveis desta tonalidade pode ajudar a dar uma impressão de profundidade e magnitude. Isso é parte do motivo pelo qual eles tendem a ser mais comumente associados à interiores mais sérios.

Móveis de cores mais claras podem ajudar a criar um clima mais leve, como acontecem nos seriados ao estilo sitcom, afinal. Esses quartos também apresentam um monte de móveis mais peculiares e menos utilitários.

Coisas como sofás e mesas são áreas naturais para se socializar, e esse ponto é enfatizado em seu esquema de cores ao torná-los mais claros e, portanto, mais convidativos. O mesmo pode ser verdadeiro para as áreas sociais em sua decoração de interiores. As salas de estar, em particular, costumam apresentar móveis mais leves por esse motivo.

Assim, móveis em cinza claro e creme criam uma atmosfera maravilhosamente agradável. Eles funcionam muito bem em espaço grande, permitindo que a janela de moldura preta muito original se destaque e se torne o ponto focal desta sala.

Quais as vantagens dos móveis coloridos e neutros?

Existem várias vantagens em escolher móveis de cor neutra ou colorida, incluindo:

  • móveis mais neutros mostrarão naturalmente sujeira ou manchas com mais facilidade, o que os torna mais fáceis de identificar e limpar;
  • móveis mais coloridos, no entanto, são, por isso mesmo, melhores para esconder sujeira ou manchas a olho nu;
  • a mobília mais colorida tende a parecer um pouco mais contemporânea, enquanto a mobília mais neutra pode muitas vezes parecer mais clássica;
  • móveis coloridos costumam ser um pouco mais versáteis, pois você pode colocá-los em qualquer parte da casa sem se preocupar com isso, fazendo com que o espaço pareça involuntariamente “temperamental”;
  • móveis mais neutros, por outro lado, dependem mais dos elementos ao seu redor, com os recursos complementares certos – como a luz de uma lareira acesa ou um lustre no alto – fazendo maravilhas.

Agora você já sabe quais as vantagens e as dicas que te oferecemos. Sendo móveis coloridos ou neutros, você saberá realizar a melhor escolha. Basta seguir as sugestões e entender melhor o seu perfil e preferência!

Faça com que seu lar seja um ambiente prazeroso para você e suas visitas. 🙂 Por isso, aproveite as ofertas que estão acontecendo nos móveis da Schumann e renove sua casa!

Decoração
Ano novo, casa nova: 4 tendências de decor para 20195 min leitura
Decoração
Inspire-se! Dicas para decorar o quarto de casal3 min leitura
Decoração
5 ideias para o escritório em casa ficar mais confortável!3 min leitura