Como limpar o sofá e manter a poeira, as manchas e os micro-organismos bem longe do conforto da sua casa?
Se você quer manter sua saúde em dia e prolongar a durabilidade do móvel, não dá para descuidar da manutenção de higiene!
Por isso, selecionamos 5 métodos que usam desde equipamentos especiais até soluções caseiras para você limpar o sofá de forma prática e eficaz.
Vem conferir as dicas!
1 – Solução de bicarbonato de sódio
Fácil de encontrar em mercados e farmácias, o bicarbonato de sódio é uma ótima forma de limpar o sofá.
Possui propriedades antissépticas que ajudam no combate à proliferação de microorganismos e maus odores. A vantagem é que a solução de bicarbonato não é tóxica e pode ser feita de forma caseira.
É só misturar 4 colheres de sopa do produto, 4 colheres de sopa de vinagre, 4 gotas de limão, uma pitada de sal e um litro de água.
Coloque a mistura em um borrifador, aplique no sofá a uma distância de 40cm e esfregue delicadamente o estofado para fazer a limpeza.
2 – Água e detergente neutro
Para limpar o sofá com estofado de couro, o método pode ser ainda mais simples. Basta usar uma mistura de água e detergente neutro!
A vantagem dos móveis de couro é que a sujeira e as manchas não aderem tão facilmente. Então, é mais prático e fácil de higienizá-los, além de que a limpeza acaba durando mais tempo.
Utilizando um pano úmido, aplique a mistura de água e detergente e espalhe pelo sofá. Depois é só esperar secar naturalmente. Você também pode aplicar silicone líquido para conservar o móvel.
Não use outro tipo de produto no couro ou courino sem a orientação de um profissional especializado, sob o risco de danificar o material.
3 – Aspirador de pó
O aspirador de pó é outro grande aliado na hora de limpar o sofá. Seu uso deve ser incluído na rotina de limpeza da mesma forma que outros móveis.
O equipamento ajuda a retirar aquelas partículas muito pequenas de sujeira, impossíveis de enxergar a olho nu, mas que favorecem o desenvolvimento de ácaros e outros micro-organismos prejudiciais à saúde.
Você pode utilizá-lo na limpeza a seco normal ou junto à lavagem tradicional úmida, logo depois de aplicar um produto para higienização do sofá (como bicarbonato de sódio ou detergente).
4 – Lavagem a seco profissional
Para realizar uma higienização ainda mais profunda do sofá, você pode contratar uma empresa especializada em serviço de lavagem a seco profissional.
Aplica-se um produto anti bactericida potente (registrado pela Anvisa) que dissolve as sujeiras e um equipamento profissional de sucção a vácuo, capaz de retirar bactérias, ácaros e germes no geral.
Este tipo de lavagem é indicada para móveis com sujeira impregnada e com uma frequência mais espaçada, sendo ideal realizar a cada 6 meses ou 1 vez ao ano.
É importante proteger os outros móveis e o piso no entorno do sofá antes de aplicar o produto de limpeza profunda.
5 – Fita adesiva
Por fim, um método simples e prático de limpar o sofá para retirar pelos de cães e gatos. Além de usar o aspirador de pó, conte com a ajuda de uma fita adesiva potente!
É só enrolar pedaços de fita na mão, deixando a superfície colante para o lado de fora, e friccioná-los por toda a extensão do sofá.
Os pelos soltos vão sair grudados na fita, poupando o tempo e o trabalho de retirá-los manualmente.
O que você achou das nossas dicas para limpar o sofá de forma prática?
Faça o teste e conte para gente qual método funciona melhor no seu móvel! Até mais! 🙂