Eletrodomésticos

Inverno chegou: hora de usar a secadora ou lava e seca?3 min leitura


Com o inverno chegando, também aumenta a quantidade de roupas usadas. Com isso, uma grande preocupação de qualquer um é se a roupa vai secar a tempo para poder usá-la novamente. Afinal, nem sempre dá para secar as roupas naturalmente no frio.

Daí entra a questão: vale a pena ter uma secadora ou é melhor usar uma lava e seca? Pensando nisso, separamos aqui as vantagens de cada uma para você conseguir fazer sua escolha mais facilmente. Confira abaixo!

Secadora

Existem dois tipos de secadora de roupas: as secadoras de chão e as secadoras suspensas. As de chão possuem um tambor com aquecedor elétrico para que o ar quente passe pelas roupas enquanto elas rodam dentro do tambor. Este modelo possui a vantagem de ter uma capacidade de volume maior e ter mais ciclos de secagem.

as secadoras suspensas podem ser de tambor ou com cabide, onde as roupas ficam penduradas. As secadoras de cabide, onde as roupas ficam penduradas, funcionam como um secador de cabelo gigante, onde um ventilador sopra ar quente ou frio nas roupas, secando-as. Já as suspensas de tambor funcionam do mesmo jeito que os modelos de chão.

A secadora é ideal para quem já possui uma lavadora em casa e não quer gastar muito, além de ser muito eficiente e secar as roupas rapidamente se você lavar uma grande quantidade de roupas ela ajuda a otimizar seu tempo. Enquanto você lava um lote de roupas o outro já está secando.

Apesar das vantagens, o consumo de eletricidade é um pouco maior também. Outra coisa a ser levada em consideração é que, por causa do uso de dois aparelhos, pode ser difícil arranjar espaço para os equipamentos, sem contar que é preciso transferir as peças de uma máquina à outra.

Vantagens

  • Possui modelos suspenso que ajudam a economizar espaço;
  • Seca as roupas rapidamente;
  • Excelente para quem lava grandes quantidades de roupa;
  • Preço mais acessível.

Lava e seca

Apesar de ser visualmente parecida com uma máquina de lavar, a lava e seca conta com a função de secagem e funciona tanto como uma lavadora quanto como uma secadora de roupas. Este modelo de máquina possui uma abertura frontal e sua lavagem é por tombamento, que é mais eficiente que o sistema de agitação.

Já a secagem é feita por meio de um aquecedor e um ventilador que produzem um ar quente dentro do eletrodoméstico, que ao entrar em contato com as peças molhadas condensa a água presente nelas e ela é liberada pelo dreno, deixando as roupas bem sequinhas.

Porém, seu ciclo de secagem é maior que o de uma secadora comum. Alguns processos podem levar até quatro horas e sua capacidade de secagem também é menor.

A lava e seca é ideal para quem mora em ambientes pequenos, como apartamentos, ou para quem mora em locais que chove muito e é extremamente útil no inverno. Ela é muito prática também, você pode colocar a roupa nela, programa-la e pronto! Sua roupa limpa e seca.

Vantagens

  • Ideal para ambientes pequenos;
  • Economiza tempo;
  • Possui diferentes recursos e programações;
  • Economiza água e energia.

Qual das duas comprar?

Antes de decidir, é preciso levar em consideração o espaço que você tem disponível em casa, afinal se optar pela secadora será preciso comprar também uma lavadora. Outro ponto de atenção é o orçamento que você tem disponível para este investimento. Com isso em mente, escolha aquela que mais te trará benefícios neste inverno!

Agora você já sabe como tomar sua decisão da melhor forma!

Gostou dessas dicas? Compartilhe com os amigos e deixe seu comentário!

Eletrodomésticos
Dicas para a limpeza de refrigeradores3 min leitura
Eletrodomésticos
Vale a pena comprar Smart TV?2 min leitura
Eletrodomésticos
Em busca do refrigerador perfeito: você conhece os tipos de degelo?1 min leitura