Estilo de Vida

3 hobbies acessíveis para começar a praticar já!4 min leitura


A pandemia nos mostrou ser possível um novo modelo de vida, já que fazer boa parte das atividades em casa para conter o avanço do vírus tem sido uma necessidade. Entretanto, o isolamento social tem impulsionado a (re)descoberta de hobbies acessíveis, como cozinhar ou costurar, por exemplo.

Seja por uma questão de saúde e bem-estar ou para ajudar a passar o tempo, algumas pessoas têm aproveitado esse tempo maior em suas residências para adquirir ou desenvolver habilidades

Nesse sentido, basta uma rápida pesquisa no Google Trends para verificar que, a partir do início da quarentena, as pessoas começaram a pesquisar mais sobre assuntos como “cozinhar”, “exercícios para fazer em casa” e “ioga”.

Vale dizer que o desenvolvimento de hobbies é um forte aliado contra a depressão. Um estudo da University College London defende que ter hobbies pode reduzir ou impedir os sintomas da doença em até 30%.

Além disso, alguns especialistas defendem que ter um hobby é algo imprescindível para quem tem ansiedade, visto que os hobbies funcionam como “válvulas de escape” para os sintomas dos ansiosos.

Diante também dos benefícios relacionados à adoção de hobbies, fizemos uma lista com 6 hobbies acessíveis que você pode começar a praticar imediatamente, sem sair de casa. Confira!

1 – Ioga, ginástica e outros exercícios domésticos

Uma vez que se exercitar é uma necessidade para a manter os cuidados com o corpo e a saúde, algumas pessoas têm preferido se exercitar em casa durante a pandemia. 

Assim, adquirir seus próprios equipamentos de academia (como esteiras, bicicletas ergométricas, halteres e cordas) é uma boa opção para se manter em forma neste momento. De quebra, você ainda economiza na mensalidade da academia, sem precisar revezar equipamentos!

Outra pedida nessa perspectiva é o ioga. Essa prática milenar que une consciência corporal, controle de movimentos e meditação, entre outros atrativos, pode ser praticada em qualquer lugar

Atualmente, com vários aplicativos (como o Down Dog), e canais de YouTube que ensinam como praticar ioga em casa, você não tem mais motivos para não se aventurar nesse hobby maravilhoso. 

Por isso, uma dica legal é usar um tapete para ioga a fim de dar mais estabilidade na execução dos movimentos da prática. 

2 – Decorar a casa

Dar aquele “tapa no visual” da sua residência é outra atividade que tem crescido em meio à pandemia, o que é natural! Afinal, por estarmos mais tempo em casa, acabamos querendo valorizar ou tornar mais agradável o espaço onde estamos. 

Então, por que não aproveitar este momento para tornar a sua sala mais aconchegante ou melhorar a decoração do seu quarto, respeitando as medidas do ambiente?

Ou que tal pesquisar novas tendências e compor ambientes mais rústicos, industriais ou retrôs na sua casa, com móveis mais atuais? As possibilidades são infinitas!

3 – Exercitar a arte das panelas

Cozinhar a própria comida, além de ser uma forma de se alimentar de maneira mais saudável, pode ser um ato terapêutico. Criar e executar receitas para você e a sua família, neste momento de maior isolamento, é um modo de se distrair e aprender uma atividade, que pode inclusive se transformar em negócio.

Então, aproveita esse tempo maior em casa para se familiarizar ou mesmo atualizar os seus eletrodomésticos, eletroportáteis e utilidades domésticas

Que tal tirar o livro de receitas da vovó do fundo da gaveta ou dar uma sacada nas dezenas de canais, sites e aplicativos disponíveis na internet que ensinam pratos incríveis, como o Tastemade?  

Quem sabe dessa empreitada pelas panelas e temperos, você não descobre um novo talento e acaba empreendendo nesse sentido? Como já dizia o chef francês Claude Troisgros, do Mestre do Sabor: ça marche!.

Conclusão

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e aproveite as dicas de hobbies, que você pode desenvolver desde já. Aprender ou aperfeiçoar uma habilidade nos ajuda a evoluirmos, a melhorar a nossa saúde física e mental, além de nos ajudar a enfrentar esse tempo de pouca socialização de forma mais saudável. 

Continue com a gente e confira outros conteúdos sobre decoração, dicas para casa, informações sobre saúde e bem-estar, entre outros tópicos relacionados, no blog da Schumann 🙂

Estilo de Vida
Cuidados com o corpo: como se exercitar no verão com segurança4 min leitura
Estilo de Vida
10 dicas para cuidar bem dos seus livros5 min leitura
Estilo de Vida
Qual bicicleta comprar? Um guia para não errar na escolha!3 min leitura