Casa

Guia para ter uma casa sustentável4 min leitura


O que é uma casa sustentável?

Você já ouviu falar das casas sustentáveis ou ecológicas? São residências projetadas para respeitar o meio ambiente e garantir o bem estar de quem vive nela. Se você quer viver melhor e em harmonia com o meio ambiente, ter um projeto sustentável para a sua casa pode ser muito positivo. Quer saber como ter uma casa sustentável? Vem com a gente!     

casa sustentável

Como ter uma casa sustentável

Uma casa pode ser projetada de uma forma sustentável desde a planta, usando materiais de construção ecológicos e planejando cada detalhe para ter um bom aproveitamento dos recursos naturais. Mas caso você já tenha uma casa ou apartamento, com algumas adaptações dá pra tornar ela mais sustentável, sabia? 

1- Reaproveite a água 

A escassez de água pode ser um dos problemas mais sérios em um futuro próximo, segundo ambientalistas. Uma forma muito eficiente de economizar água potável, é ter um sistema de reaproveitamento de água da chuva. As cisternas são alternativas de baixo custo, que captam a água da chuva pela calha da casa, e filtram a água deixando ela pronta para o uso. Essa água não é potável, mas pode ser aproveitada para as atividades domésticas, para molhar as plantas entre outras coisas! Outra alternativa mais simples, é reaproveitar a água do enxágue das roupas para lavar calçadas ou o carro, por exemplo. 

2- Cultive plantas 

Cultivar plantas em casa é uma forma de contribuir com a renovação do oxigênio, e com a manutenção de espécies nativas. E elas ainda mantém a temperatura do ambiente equilibrada. Assim, você cria um clima mais agradável naturalmente e evita o uso desnecessário de eletrodomésticos. Se você tiver espaço no pátio, plante árvores de todos os tipos, inclusive frutíferas. Ter contato com as plantas vai trazer mais bem estar pra você e mais beleza para o seu lar.  

3- Use móveis sustentáveis 

Na hora de mobiliar a sua casa, ou trocar algum móvel que já não é mais útil, que tal optar por madeira de reflorestamento? Assim você apoia marcas e empresas que respeitam o meio ambiente e não contribuem com o desmatamento. Além disso, geralmente a madeira de reflorestamento, é um material resistente com acabamento refinado. Escolhendo esse tipo de móvel, você completa a sua casa de uma forma mais sustentável e bonita.   

Móveis sustentáveis

4- Use energia passiva

Se você quer economizar energia e de quebra ter um ambiente mais iluminado e aconchegante, crie estratégias para aproveitar melhor a luz natural. Janelas grandes em pontos estratégicos da casa, sacada de vidro, paredes e cortinas claras ajudam a deixar sua casa mais clara. A energia passiva é uma forma de aproveitar melhor a iluminação e aquecimento do sol e também ajuda a deixar a casa mais fresca no verão. O ideal é que não seja necessário usar energia elétrica durante o dia, o que deve fazer muita diferença na sua conta de luz! 

5- Invista em energias renováveis

Essa é a dica de ouro, transforme a sua energia! A melhor forma de abastecer a sua casa de forma sustentável e com economia é investir em energias renováveis. A energia solar, por exemplo, tem um ótimo custo benefício a longo prazo. Os sistemas fotovoltaicos podem reduzir a sua conta de luz em até 95%, você só vai pagar a taxa da concessionária. Os sistemas têm uma alta durabilidade, podendo funcionar por mais de 25 anos com 80% da eficiência. Por isso, o sistema se paga de 3 a 6 anos. Vale muito a pena! Além de economizar, a energia solar é renovável e tem impacto mínimo no meio ambiente.   

energia solar

Seja sustentável 

Casas sustentáveis, são as moradias do futuro. A ideia morar bem e diminuir os impactos ambientais que causamos. As vantagens são muitas, você economiza no bolso, tem um ambiente agradável, bonito e fica em harmonia com a natureza. Se ter uma casa toda sustentável ainda não cabe nos teus planos, você pode mudar pequenos hábitos no seu dia a dia, a fim de evitar o desperdício de recursos. Isso já faz muita diferença. A atitude sustentável, começa com você!

Casa
Top 10 de móveis: os mais queridinhos da Schumann4 min leitura
Casa
Montando minha casa: listas com tudo o que você precisa!3 min leitura
Casa
Casa com crianças: 4 coisas indispensáveis2 min leitura
Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do nosso blog!