Escritório

[GUIA] Dicas para um home office ideal!3 min leitura


Trabalhar em Home Office é uma tendência cada vez mais forte aqui no Brasil e no resto do mundo. Mas, para muitas pessoas, essa é uma situação completamente nova, então surgem muitas dúvidas.

À primeira vista, o Home Office assusta mesmo, porque nossa casa tem várias distrações e tememos ser menos produtivos. Mas, o primeiro passo para vencer essa barreira é deixar de lado as ideias pré-concebidas e ter em mente que é possível, sim, trabalhar bem nessa modalidade.

É claro que você precisa adaptar sua rotina e seus espaços em casa para que tudo funcione bem, certo? Por isso, hoje a gente trouxe algumas dicas para te ajudar durante esse período. Vamos lá?

Arrume seu local de trabalho

Um dos fatores mais importantes para seu Home Office funcionar é encontrar um local de trabalho adequado na sua casa para você trabalhar. Pode ser no escritório, no seu quarto ou até na sala.

Arranje uma mesa espaçosa, uma cadeira de escritório confortável e arrume seus materiais de trabalho da mesma forma que você faria na empresa. Assim, você manda uma mensagem para seu cérebro de que deve produzir naquele espaço.

O importante é que o cômodo reservado para o trabalho seja silencioso, bem iluminado e arejado para garantir conforto e produtividade.

A gente já trouxe dicas de móveis que são essenciais para trabalhar Home Office. Aproveite o momento para ler essas sugestões e ver o que pode ser melhorado no seu cantinho de trabalho!

Estipule horários de trabalho

No Home Office, mais do que nunca, é importante estipular horários de trabalho e se esforçar para segui-los à risca. Incluindo o horário de almoço e as pausas para descanso, se possível.

Afinal, quando você não precisa estar presente no escritório nem bater ponto em determinado horário, sua jornada de trabalho fica muito mais “livre”…Mas, isso não é motivo para você trabalhar mais ou menos tempo do que deveria, certo?

Isso também ajuda a informar sua família sobre os horários em que você está trabalhando para que eles saibam quando podem conversar com você e quando não devem interrompê-lo.

Fique longe das distrações

Para manter a produtividade, é importante deixar o ambiente de trabalho livre de distrações, como televisão, celular, conversas etc. Se você tiver dificuldade com foco, uma dica é colocar os fones de ouvido com músicas ou sons que não atrapalhe sua concentração.

Se tiver crianças em casa, encontre maneiras delas ficam entretidas enquanto você trabalha e avise quando não puder dar atenção a elas.

Casa com criança: aprenda a adaptar o ambiente

Faça exercícios físicos

Não fique muitas horas sentado em frente ao computador sem se mexer. De tempos em tempos, levante, mexa as pernas, alongue o corpo. Se você tiver uma rotina de exercícios físicos, não a abandone.

Você pode se exercitar em casa mesmo, com algumas atividades simples (agachamentos, flexões, subir e descer escada etc). O importante é não ficar parado.

Comunique-se com as pessoas

Você não precisa se isolar completamente das pessoas enquanto estiver no Home Office. Use a tecnologia a seu favor e mande mensagens, faça ligações ou chamadas de vídeo com a sua família e amigos. Contato social faz bem para sua saúde mental!

E claro, mantenha contato constante com seu chefe e colegas de trabalho, seja por e-mail, chat, Skype ou a ferramenta que vocês preferirem. É importante deixar as demandas de trabalho sempre alinhadas para não haver confusão!

Viu como trabalhar em casa não é tão difícil quanto parece? É só uma questão de costume e adaptação. Quem sabe você não passa a amar o Home Office e queira adotá-lo de vez na sua vida? 🙂

Escritório
Dicas para suas horas de estudo renderem mais3 min leitura
Escritório
Sala de estudos: veja como montar a sua3 min leitura