Cozinha

Principais diferenças entre o fogão a lenha n°1 e o n°23 min leitura


Os fogões a lenha são muito charmosos e ideais para regiões mais frias do país. Nada melhor do que se esquentar e preparar uma deliciosa receita nesse modelo de fogão, não é mesmo? Esse item possui algumas características e diferenças que são importantes para decidir qual o melhor fogão a lenha para você e a sua família.

É fácil de encontrar fogões a lenha, sendo que os tipos mais comuns são o n°1 e o n°2. Mas, você sabe quais suas diferenças entre eles e o que significa esse número? Acompanhe o artigo e entenda mais sobre esse tipo de fogão!

Fogão a lenha

Ao contrário do que muitos pensam, o fogão a lenha não foi esquecido no tempo. Apesar de muito antigo, esse modelo de fogão vem se tornando popular para quem deseja trazer um ar mais vintage para a cozinha e também  pretende se manter quentinho durante os períodos mais frios do ano.

Para quem gosta de cozinhar massas, pães e carnes e tem vontade de deixar as receitas com um sabor mais característico, apostar no fogão a lenha é uma opção bastante vantajosa. Alguns fogões como esse podem ser mais compactos e por isso suas chaminés laterais ou traseiras, facilitando sua instalação. Seu material é bem resistente e é recomendado para casas ou espaços que contenham um exaustor.

Ele pode ser utilizado sem os pés, mas é recomendado que esteja em um lugar suspenso, evitando acidentes. Esse modelo de fogão se encontra em alguns tipos populares, se destacando entre os modelos n°1 e o n° 2.

Fogão a lenha n° 1

O fogão lenha n° 1 é um modelo mais compacto, ideal para cozinhas menores e para quem não possui um volume muito alto de uso, já que seu compartimento é menor. Não há um tamanho exato do forno a lenha, por isso é ideal ficar de olho no espaço para lenha de uma marca para outra, assim você tem mais certeza para sua escolha.

Fogão a lenha n° 2

Para quem já tem uma família maior e mais habilidades culinárias, o fogão a lenha n°2 é uma excelente opção para se ter na sua casa. Com um espaço disponível para colocar lenha, é possível se aquecer perfeitamente em frente ao seu forno e aproveitar esse momento quentinho!

Além dessas opções, é possível encontrar o fogão a lenha n° 3, que é um pouco maior que o n°2. Lembre-se de estar atento ao tamanho da sua cozinha e avaliar qual o melhor fogão que poderá atender às suas necessidades de acordo com a rotina.

Cuidados

Independente do modelo que você escolher, é ideal ter alguns cuidados. Por exemplo, se certificar sobre a lenha na sua região, já que esse material é mais difícil de ser encontrado nas grandes capitais. Ela também será responsável pela sujeira das cinzas, mesmo que a sua fuligem não seja grande, é natural que a sua cozinha tenha um pouco de lenha queimada por perto do forno.

Por ser um item que vai durar muito tempo em sua casa, é interessante evitar batidas, trincados que possam estragar a pintura original. É importante sempre manter esse item limpo e evitar derramar alimentos e água nele. Desse modo, o seu fogão a lenha durará muito mais tempo!

Ter um fogão a lenha é um ótimo investimento caso você queira renovar a sua cozinha e ainda deixar a casa quentinha e aconchegante para sua família. Quer saber mais sobre esse item? Veja esse artigo sobre a diferença entre o fogão a lenha e o fogão a gás modelo a lenha.

Cozinha
Como organizar a cozinha de uma vez por todas!3 min leitura
Cozinha
Você sabe o jeito certo de cozinhar macarrão?3 min leitura
Cooktop
Fogão de embutir ou cooktop? Qual escolher?3 min leitura