Tecnologia

Evolução das mídias sociais dos anos 90 até aqui7 min leitura


E aí, já postou uma selfie no seu instagram hoje? As redes sociais estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Hoje quando conhecemos alguém legal, nosso primeiro impulso é adicionar no Facebook e seguir no Instagram. É uma forma de manter contato e acompanhar a rotina das pessoas que conhecemos ou personalidade que admiramos. Não parece, mas essa cultura começou há mais de 20 anos! As primeiras redes sociais surgiram na internet no final dos anos 90 e início dos anos 2000. Desde então várias plataformas foram criadas e deixaram de existir, mas é fato que elas mudaram a forma como nos comunicamos.

1. Primeiras redes sociais

Orkut: Com certeza você não esqueceu do Orkut! Comunidades que descreviam coisas sobre a sua personalidade e gostos, página de recados, álbuns de fotos e os depoimentos usados para demonstrar seu carinho pelos amigos. E da briga pelo topo, você lembra?? Os depoimentos ficavam no perfil por ordem de envio, ai os amigos mandavam a mensagem com o título “o topo é meu” pra marcar território. Só quem teve o topo do seus depoimentos disputados sabe o que era se sentir importante na era do Orkut! :p A rede social durou 10 anos, de 2004 até 2014 e foi um sucesso no Brasil com quase 30 milhões de usuários. 

Fotolog

Apesar de ter sido uma das mais populares no país o Orkut não foi a primeira rede social. O Fotolog, popular, entrou no ar em 2002 nos EUA e chegou no Brasil no ano seguinte conquistando os jovens brasileiros. A proposta da rede social era a postagem de fotos e comentários, parecido com o instagram. O fotolog fez tanto sucesso que teve o número de contas diárias limitados e acabou se tornando uma rede “de elite”. Por isso foi criado o “Flogão” a versão brasileira do Fotolog, usada por quem não conseguia entrar na original. O Flogão ficou online por 15 anos e saiu do ar recentemente. 

MSN

O MSN Messenger foi uma das primeiras plataformas de mensagens instantâneas da internet lançada ainda em 1995 e também foi muito usado no Brasil. Com ele era possível conversar por mensagem de texto, criar grupos de amigos, compartilhar imagens, amojis e figurinhas. O MSN tinha funções que até hoje são lembradas pelos usuários com nostalgia. Os “winks” eram como gifs em 3D, com imagens em movimento e sons que eram projetados na caixa de mensagem do usuário. Outra coisa legal, era a função “chamar a atenção”. Quando seu amigo não estivesse te respondendo, era só clicar ali que a caixa de mensagens dele ia tremer toda e além de soar um alarme. Imagina se tivesse isso no whatsapp, quantos vácuos seriam evitados?   

Tumblr

Começou em 2007 e existe até hoje, mas teve seu auge na mesma época do Orkut. O Tumblr é uma rede feita de blogs, em que os usuários podem compartilhar textos, imagens, citações, diálogos, vídeos e gifs. Inclusive, foi nessa rede que os Gifs, que hoje estão presentes em quase todos os aplicativos que usamos, se popularizaram. O Tumblr sempre foi uma rede mais alternativa, não tão focada na exposição de perfis pessoais, mas mais voltada para a criatividade. Nele também é possível seguir outros blogs e ver o conteúdo postado pelos usuários em uma timeline. 

2. Redes sociais mais usadas hoje

Com o aumento do uso dos smartphones nos últimos anos as redes sociais passaram a nos acompanhar ainda mais, já que agora não são só sites na internet, mas aplicativos que podemos acessar em qualquer lugar a qualquer momento. Muitas outras mídias sociais foram criadas e descontinuadas, mas algumas permaneceram e foram se transformando para se adaptar ao público ao longo dos anos. Veja abaixo quais são as redes sociais mais usadas até hoje.

Facebook

O Facebook foi lançado no mesmo ano que o Orkut, em 2004, mas atingiu o seu auge bem mais tarde. Entre 2010 e 2011 muitos usuários começaram a migrar do Orkut para o Facebook e no final de 2012 a rede atingiu a marca de 1 milhão de usuários ativos, se tornando a mais usada do mundo. Hoje o Facebook tem mais de 100 milhões de usuários só no Brasil.

A rede social é um espaço para perfis virtuais em que os usuários podem expor fotos e informações pessoais, consumir e compartilhar conteúdo. Hoje o Facebook é muito usado pelas empresas, para divulgar marcas e produtos. A função de eventos também é bastante usada. Com ela é possível divulgar festas, palestras, feiras e etc e ainda ter uma noção de público, já que os usuários podem confirmar presença ou demonstrar interesse.           

Twitter

O Twitter começou em 2006 pensado para ser uma plataforma de notícias instantâneas, com coberturas de fatos em tempo real. As postagens começaram com limite de 140 caracteres (hoje subiu para 280). O Twitter foi o último a manter a timeline organizada por ordem de postagem, mas atualmente nenhuma rede social funciona assim. O algoritmo lê as informações e mostra aquilo que entende com mais relevante para o usuário baseado nas interações de cada perfil.

O Twitter foi a rede social onde as hashtags se popularizaram. Elas foram criadas como um sistema de busca, pra identificar quem está falando sobre o mesmo assunto na internet. Com os Tranding Topics (assuntos do momento) as hashtags e palavras-chave mais publicadas entram em uma lista que aparece para todos os usuários. Ainda que a rede social tenha se tornado um espécie de “diário” em que os usuários compartilham fazendo, sentindo ou pensando, ela acabou se tornando uma ferramenta importante de informação atualizada. 

Instagram

O Instagram é mais jovem, foi criado em 2010 e em pouco tempo se tornou uma das redes mais usadas no mundo. Voltado para o compartilhamento de fotos e vídeos, o Instagram surgiu com uma pegada mais artística, investindo em filtros e recursos de edição para imagem.

O Instagram começou com publicações no feed e depois lançou o recurso Story, inspirado no Snapchat, com imagens programadas para sumir em 24 horas. Esse recurso foi incrementado com uma série de ferramentas de interação, como enquetes, perguntas e respostas e agora dá até pra postar música! Os stories deram tão certo que foram replicados também no Facebook e no WatsApp, outras redes do mesmo dono. 

WatsApp

O WhatsApp é atualmente o aplicativo de mensagens instantâneas mais popular da internet. É usado no mundo todo, e funciona como um sms, só que mais prático, moderno e sem consumir seus créditos. O software foi lançado em 2009 e em 2016 alcançou 2 bilhões de usuários.

Além de enviar mensagens, o aplicativo permite envio de imagens, documentos e figurinhas e ainda dá pra fazer ligações, chamadas de vídeo e publicar fotos e vídeos no status. Diferente dos outros o WhatsApp é uma rede mais pessoal, já que você precisa do número de celular das pessoas para interagir com elas.  

Outras redes

Existem outros sites e aplicativos com funções diferentes que também são populares no Brasil. O Snapchat, voltado para publicações de imagens instantâneas com muitos tipos de filtros. O Linkedin, uma rede de perfis profissionais e empresariais voltado para o mundo corporativo. O YouTube, uma plataforma de vídeo com foco na criação de canais pessoais e vem se transformando com a criação de mais formas de interação entre usuários. E ainda tem o Pinterest, uma rede de compartilhamento de fotos, mais voltada para imagens inspiracionais e portfólios artísticos.      

3. Compras nas redes sociais

O Facebook e o Instagram se tornaram redes sociais importantes para as empresas como forma de divulgação de marca e produtos. Hoje eles também são ferramentas de venda, facilitando ainda mais a experiência de compra na internet. Você sabia que pode comprar diretamente pelas redes sociais?

O Instagram e o Facebook permitem que as lojas marquem seus produtos nas postagens. Assim o cliente pode clicar e visualizar o produto no site e comprar na hora. É super fácil, basta clicar na imagem que vai surgir uma marcação com o no e preço  do produto. Se você clicar no preço, vai abrir uma página com outras informações do produto. Aí você pode acessar o produto na loja e fazer a compra! 🙂

E aí, qual rede social é a sua favorita? Conta pra gente nos comentários! 😀

Tecnologia
Qual a melhor marca de ar condicionado split do mercado?3 min leitura
Tecnologia
TV LG ou Samsung? Qual a melhor?4 min leitura
Tecnologia
Notebook Acer ou Samsung? Veja os comparativos!4 min leitura
Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do nosso blog!