Móveis

Dicas de organização para estantes e livros3 min leitura


Quem tem uma coleção em casa sabe o quanto é difícil organizá-la. Seja de livros, objetos decorativos, bonecos ou até mesmo bibelôs, sabe que ter tudo bem arrumado traz paz para a alma.

A estante é uma peça de mobiliário versátil que pode ser colocada em qualquer parte da casa e está disponível em vários tipos de materiais, estilos e tamanhos. É o local ideal para manter as coisas organizadas.

Como organizar livros nas estantes

Cada pessoa possui um perfil diferente para organizar as coisas, por isso existem vários tipos diferentes de estantes. Aqui vamos dar algumas sugestões de como organizar seus livros no espaço que você tiver disponível em casa. Você também pode conferir nossas dicas sobre como cuidar bem dos seus livros.

Além dos livros você pode adicionar objetos decorativos e colecionáveis para personalizar sua estante e deixá-la com sua cara. Confira algumas dicas:

1. Organize seus livros em ordem alfabética pelo sobrenome do autor

Para quem gosta de uma boa catalogação ao estilo biblioteca, este é o tipo de organização a ser feito. Rápido, simples e clássico, esse método organiza os livros na estante a partir do sobrenome do autor. Por exemplo, a obra “Os Lusíadas”, do escritor português Luís de Camões, deve ficar localizada na seção dos autores com a letra “C”.

2. Faça categorias

Outra maneira de separá-los é criando categorias, como terror, romance e ficção científica. Dentro delas você pode criar subdivisões ou ainda arrumá-las em ordem alfabética.

Outra categoria que você pode criar é as de livros não lidos e os já lidos para facilitar na hora da escolha de um título.

3. Liste por autores e séries

Se você é o tipo de pessoa que adora colecionar livros de um autor ou gosta de comprar boxes de livros esse tipo de organização é o ideal para você. Pois cada parte de sua estante terá como tema um autor ou uma série de livros de sua preferência e assim ficará fácil para achar o seu favorito.

4. Separe por cores e tamanhos

Com certeza você já viu alguém procurando por um livro de capa vermelha. Separar por cores e tamanhos pode ser uma forma bem divertida de organização e pode dar uma cara única à sua estante.

Use a estante na decoração

Se você possui um ambiente grande em casa, opte por estantes maiores também. Nelas você consegue colocar tudo o que precisar e ainda deixar o ambiente mais estiloso e sofisticado. Tente intercalar livros com objetos decorativos para dar mais charme.

Agora, se você possui um ambiente sem tanto espaço, que tal uma estante menor ou até mesmo um livreiro? Eles podem ser discretos, mas são muito úteis no dia a dia.

Você pode usar as estantes para compor a decoração de seu lar e elas ainda servirão como uma excelente opção para guardar e expor suas coleções ou objetos. Afinal as estantes possuem uma versatilidade de usos incríveis e são uma ótima opção para se ter em casa.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nossas postagens para mais dicas incríveis!

Móveis
O que é sofá reclinável? +4 modelos para sua sala!3 min leitura
Móveis
Sala de jantar pequena: 4 modelos para você se inspirar!3 min leitura
Móveis
Móveis que acompanham o crescimento das crianças1 min leitura