Cooktop

Descubra como escolher um cooktop!4 min leitura


Você está procurando por um upgrade em sua cozinha ou apenas quer cozinhar em seu próprio espaço sabe que encontrar o melhor cooktop para sua casa não é uma tarefa fácil. Você tem muitas opções, estilos e modelos a considerar.

Por isso, decidimos criar um conteúdo para facilitar sua escolha de um cooktop certo. Confira!

O que é um cooktop?

Em termos simples, um cooktop dispensa a parte do forno de um fogão e ocupa apenas espaço no balcão. Isso significa que os botões do queimador estão na parte superior do balcão, e não na frente. Claro, se um forno for necessário, isso significa optar por um forno de embutir além do cooktop.

Quais as características para escolher cooktop?

São diversas características, por isso, iremos citar as principais para que você tome a melhor decisão. Confira!

Considerações de espaço

A primeira coisa a considerar ao comprar um cooktop é o espaço disponível. Você não gostaria de comprar um grande que não vai caber na sua cozinha. Por isso, existem vários modelos que variam o números de bocas de 1 a 5.

Quem mora sozinho pode se adaptar muito bem com um aparelho de 1 boca, por exemplo, enquanto uma família grande precisará de 5 bocas.

Seus hábitos culinários

Considere seus hábitos de cozinhar, pois eles determinarão o número e o tipo de queimadores que você comprará. Por exemplo, se você cozinhar muitas refeições simultaneamente, considere comprar um cooktop com pelo menos quatro queimadores.

Aqui está uma explicação sobre cooktops a gás, elétricos e de indução para que você escolha um que atenda às suas necessidades:

  • Cooktops a gás: com estes, você pode cozinhar qualquer alimento. Eles são dotados de queimadores de baixa produção e queimadores de alto calor, então você tem uma variedade de opções;
  • Cooktops elétricos: são famosos por sua eficiência de aquecimento, versatilidade nos níveis de potência e se adaptam a diferentes tamanhos de utensílios de cozinha. Eles são acessíveis e uma boa escolha para pessoas com orçamento limitado.
  • Cooktops de indução: como não têm calor tangível, são seguros até mesmo para os membros mais jovens de sua família. No entanto, é essencial observar que você precisa de panelas de ferro fundido, ferro fundido esmaltado ou aço inoxidável para usar um.

Manutenção e limpeza

Os cooktops de indução têm superfícies lisas que os tornam fáceis de limpar. Os a gás têm peças que devem ser removidas antes da limpeza.

Embora as placas de vitrocerâmica sejam resistentes ao calor extremo e à prova de arranhões, elas requerem maior cuidado. É recomendável evitar o uso de produtos de limpeza abrasivos para essas superfícies. Em vez disso, use um limpador cremoso específico e limpe qualquer derramamento imediatamente.

Como o cooktop é instalado?

A ideia de instalar um cooktop pode ser intimidante. Afinal, você está lidando com eletricidade ou gás e, ao mesmo tempo, está trabalhando com um eletrodoméstico sofisticado.

A boa notícia é que nenhuma das etapas individuais de instalação de um cooktop é particularmente difícil. Você só precisa fazer isso com cuidado e em ordem do início ao fim.

Kit de instalação Cooktop

Você pode comprar um kit de instalação para seu novo cooktop. Nesse caso, certifique-se de obter um que possa ser usado em qualquer material, como granito.

Você deve ter acetona, calafeta e possivelmente clipes de montagem à mão antes de começar. Além disso, certifique-se de ter panos suficientes para limpar os adesivos. Se o seu aparelho não tiver clipes de montagem, você pode primeiro limpar o cooktop e a bancada com acetona para remover a poeira, sujeira e detritos.

Em seguida, alinhe-o com a bancada. Uma vez que você não vai querer perfurar o material base, você deve usar calafetagem de silicone para aderir. É indicado também o uso de selante classificado para altas temperaturas.

Coloque uma gota de silicone em volta da placa de fogão e pressione-a firmemente no orifício da bancada. Você precisará segurar ou prender de outra forma o aparelho até que comece a formar uma vedação para evitar movimentos.

Por fim, antes de tentar usá-lo, deixe o cooktop secar por pelo menos um dia antes de conectar a energia e o combustível.

Em suma, agora você sabe como escolher cooktop para realizar o seu sonho de ter em sua cozinha um aparelho prático, eficiente e que valoriza o ambiente. Basta seguir as dicas para não errar.

Gostou do artigo? Aproveite para conhecer mais nossa página no Facebook!

Cooktop
Como instalar cooktop elétrico1 min leitura
Cooktop
Fogão de embutir ou cooktop? Qual escolher?3 min leitura
Cooktop
Tudo o que você precisa saber sobre cooktops!2 min leitura