Coifa

Tudo o que você precisa saber para escolher uma coifa3 min leitura


Poucas coisas são melhores do que receber em casa a família ou os amigos, não é mesmo? Quando a visita é acompanhada de algum evento, como um jantar, fica ainda mais especial! Mas o que ninguém merece é cheiro de comida pela casa toda. Por isso, hoje vamos te ajudar a escolher a melhor coifa para sua cozinha!

O que é uma coifa?

Antes de decidir exatamente qual modelo comprar, é preciso entender com clareza o que é uma coifa. Isso é muito importante porque existem diversos equipamentos à disposição no mercado que tem função semelhante, mas não desempenham o mesmo papel que uma coifa.

Em linhas muito gerais, esse é um aparelho que existe para “trocar” o ar da cozinha. Isso garante mais conforto e até mesmo torna mais agradável a experiência de cozinhar.

Sua instalação deve ser feita acima do fogão ou cooktop, à uma distância de 65 cm a 75 cm. Isso porque ela absorve o ar quente, gorduras, vapores e odores liberados durante o preparo das refeições.

Geralmente, as coifas têm duas funções que variam de acordo com sua instalação: depuração e exaustão. Para usá-la como um exaustor, ela deve ter uma saída de ar para o lado externo da sua cozinha.

A função de depuração, por sua vez, apenas filtra o ar e devolve para o ambiente. Ou seja, o depurador não faz a troca do ar. Como vimos anteriormente, existem opções no mercado que cumprem essa função. Esses aparelhos são conhecidos apenas como depurador e não oferecem as mesmas funções de uma coifa.

Como escolher a melhor coifa?

Agora que descobrimos o que é uma coifa, precisamos entender o que levar em consideração para escolher o melhor modelo de acordo com suas necessidades. Abaixo, você confere os tipos de coifa existentes:

Coifa de Ilha

A coifa de ilha tem um design moderno, é muito estilosa e deixa qualquer cozinha com muita elegância. Como o nome sugere, é indicada para cozinhas que possuem ilhas específicas para colocar o fogão ou cooktop. Sua instalação requer alguns cuidados, afinal, ela é fixada no teto.

Coifa de Parede

A coifa de parede é o modelo mais tradicional de coifa. Deve ser fixada na parede, acima do fogão ou cooktop. É mais fácil de instalar que a coifa de ilha e possui diversas opções de design e tamanhos no mercado.

Independente do estilo, leve sempre em consideração o espaço que você tem disponível no ambiente, a vazão que o modelo escolhido oferece, a função que você irá utilizar (depuração ou exaustão) e, claro, seu orçamento disponível.

Com esses fatores em mente, você tem tudo para fazer a melhor escolha de coifa para sua cozinha! Compare modelos, converse com pessoas que já possuem o equipamento e, se ainda tiver dúvidas, contate nossa equipe de televendas.

E então, ficou clara a diferença entre os modelos de coifa e o que você precisa levar em consideração para escolher a sua? Diga adeus ao cheiro de comida pela casa! Se precisar de outros eletros, acesse nosso site.

Coifa
Coifa e Depurador de Ar: entenda a diferença1 min leitura