Churrasqueira

E aí, que tal preparar um churrasco?!3 min leitura


Tradicional no Sul, mas que se espalhou para várias regiões do Brasil, o churrasco é sinônimo de reunir família e amigos para confraternizar. Seja no fim de semana, nos feriados ou em qualquer outro dia o cardápio é motivo de alegria da galera. O churrasco típico do sul, feito com carne no espeto, foi sofrendo adaptações e se encaixou em várias culturas pelo país!

Churrasco na grelha e em churrasqueiras elétricas tem se tornado cada vez mais comum. Além disso, os espetinhos e também os legumes grelhados fazem parte do churrasco de muitos brasileiros. Seja qual for seu jeito preferido de preparar um churrasco, nós vamos te dar algumas dicas para facilitar o preparo e deixar todo mundo boquiaberto com a sua comida 😉

Atenção para a escolha da carne!

A carne é o principal elemento do churrasco, não é mesmo? Na hora de escolher, opte por peças novinhas e com aquela cor vermelha brilhante. Em algumas regiões do Brasil o tipo de carne utilizado pode variar, por exemplo, no Nordeste a carne de sol é a mais utilizada para o churrasco. Carne de frango e porco também fazem parte do churrasco brasileiro. Entre os tipos de carne vermelha mais indicados para churrasco, estão a picanha, fraldinha, maminha, alcatra, costela e contrafilé.

Tipos de churrasqueira

Sabemos que nem sempre temos aquela churrasqueira tradicional. Mas, não é por isso que você vai deixar de preparar seu churrasquinho, certo? Há outras boas opções de churrasqueiras super práticas. Veja algumas opções:

Churrasqueira Grill de Fogão – Essa é recomendada para quem busca o máximo de praticidade. Elas vêm com tampa para manter o calor e facilitam o preparo de carnes na própria boca do fogão.

Churrasqueira Elétrica a Gás – Excelente para quem quer manter as características de um bom churrasco, mas não têm espaço para construir uma churrasqueira de tijolos. A rotação dos espetos acontece de forma automática, resultando em um assado perfeito!

Churrasqueira Portátil – Por ser compacta e fácil de transportar, é excelente opção para quem deseja utilizar carvão vegetal para assar a carne. É a melhor alternativa para ambientes pequenos, e o assado fica uma delícia, mantendo a tradição de assar carnes no espeto e na grelha.

Como temperar?

Tradicionalmente o sal grosso basta para temperar a carne vermelha. Hoje, temos também o sal grosso temperado, que facilita bastante o preparo. Você também pode temperar a seu gosto, incluindo as especiarias que preferir, como pimenta-do-reino, ervas finas, alecrim ou tomilho. São boas opções para complementar o sabor do churrasco. Frango e porco podem ser temperados com especiarias diversas, além de molhos diferenciados. Fique à vontade para inovar!

Acompanhamentos para servir com churrasco

Agora que você já aprendeu a escolher a carne e a melhor maneira de prepará-la, é hora de escolher os acompanhamentos! No Sul do país é tradicional o churrasco ser acompanhado por arroz branco, salada de maionese e feijão tropeiro. No Sudeste, por exemplo, os acompanhamentos variam entre batatas fritas, farofa de bacon, ovos, linguiça entre outros. No Nordeste, o pirão de queijo ou leite, feijão de corda e macaxeira cozida ou frita complementam o churrasco nordestino!

Agora que você já conheceu mais sobre o churrasco, é com você! Escolha sua maneira preferida de preparar e faça a alegria da galera!

Tem alguma sugestão de como deixar essa especiaria ainda mais saborosa?! Escreve pra gente!

Eletroportáteis
5 sugestões de presentes que seu pai vai amar3 min leitura
Aspirador de Pó
Vantagens dos aspiradores de pó para a limpeza da casa2 min leitura
Eletroportáteis
Processador de alimentos: o melhor amigo de quem ama preparar receitas1 min leitura
Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do nosso blog!