Decoração

Decoração Vintage e Retrô: Transformando a história em estilo8 min leitura


Um ambiente que possui a decoração vintage ou retrô como referência é feito para uma pessoa que entende suas ricas histórias e o valor que elas representam para a família.

O passado se transforma no novo e assim temos infinitas possibilidades de nos reinventarmos.

A classe dos móveis antigos aliada à modernidade dos novos ambientes, é uma combinação que traz em sua essência o contraste entre épocas, perfeito para pessoas que se renovam mantendo um estilo atemporal.

Ao longo da história, esses estilos marcaram e marcam presença em algumas áreas do nosso cotidiano: na moda, na indústria automobilística, na decoração e na arquitetura.

Muitas pessoas ainda usam calças boca de sino, corte de cabelo chanel ou o famoso óculos de gatinho.

Sem falar naqueles que amam carros clássicos: o Fusca, a Kombi, o New Beetle e o Mini Cooper.

Já na arquitetura, a varanda (ou alpendre), é um espaço habitual das casas antigas que se reinventou na arquitetura moderna.

Neste post vamos te contar o que são os estilos vintage e retrô, as diferenças entre eles, e como você pode utilizá-los para realçar os ambientes da sua casa.

Acesse rapidamente: 

O que é decoração vintage e retrô?

Decoração Vintage

Traduzido do inglês, a palavra vintage significa “ano da safra de um vinho”. O termo é relacionado com a ideia de que assim como um bom vinho envelhecido, os móveis antigos terão mais qualidade e valor.

Dessa forma, os ambientes compostos com móveis vintage são super valorizados, além de tornarem o espaço mais sofisticado e acolhedor.

Esses móveis remetem às décadas de 20 a 50 e causam uma nostalgia até mesmo em quem não viveu nessas épocas.

Sala vintage

Foram 4 décadas que projetaram novos conceitos, seja na moda, na arquitetura, na música ou na vida social das pessoas.

Os anos 20, ou Anos Loucos, foram marcados pela prosperidade e liberdade.

As mulheres já ousavam mostrar as pernas e o colo, usando os cortes irreverentes da estilista Coco Chanel, que comandou a década de 20 no mundo da moda, além da maquiagem bem marcante, com batom carmim e olhos bem delineados.

A década de 20 também foi da inovação tecnológica e da modernização das fábricas.

A chegada da eletricidade, do rádio e do cinema falado.

O “estilo de vida americano” (american way of life) foi lançado para o mundo, com expectativa de prosperidade sem precedentes.

Junto a tantas mudanças ocorridas nestas décadas, a arquitetura não poderia passar em branco. A geometria e as linhas retas dominaram as décadas de 20 e 30.

Decoração linhas retas estilo vintage

Já em 1940, o que se via era muitas estampas floridas e babados, com cores delicadas e móveis em madeira escura.

Decoração Florais Vintage

Mais tarde, na década de 50, teve início os Anos Dourados, que perduraram até o início 1970. Nesse período, a madeira escura deu lugar a tons claros.

As cozinhas em tons pastéis, cores desbotadas e com formas arredondadas ganharam vez na decoração.

Gabinete de Cozinha Vintage

Resumindo

A decoração vintage costuma ter um toque elegante e romântico.

As cores variam do desbotado ao floral, seja nos estofados, poltronas, cortinas ou papel de parede.

Os objetos reforçam ainda mais essas características: abajures delicados, cômodas de madeira com puxadores trabalhados, relógios e rádios, tudo em tons claros e tranquilos, que ajudam a compor o ambiente.

Exemplo de decoração vintage

E aí, se identificou com o estilo vintage?

Que tal passar na casa dos seus avós para ver se tem algum móvel ou objeto especial para decorar o seu lar?

Se não achar por lá, que tal ir a um brechó ou antiquário? Existem inúmeras opções! A nossa dica é: vá em frente!

Já o estilo retrô possui outras características singulares, como suas cores, formas e conceito que diferem bastante do vintage.

Por isso separamos os 2 estilos para que fique bem claro como usar cada um na sua decoração e não errar na hora de deixar a sua casa ainda mais linda.

Decoração Retrô

A palavra retrô está relacionada a um estilo de móveis e objetos modernos que remetem ao passado. Pode ser considerado como o “novo que vira velho”.

Talvez você já tenha visto batedeiras, rádios e geladeiras clássicas decorando ambientes modernos. Esses objetos são novos, e levam o estilo retrô na sua essência.

eletrodomesticos-retro

No início do retrô, em 1960, as cores chamativas foram protagonistas nos móveis. O formato era mais baixo e alongado, com linhas retas e pernas pontiagudas e longilíneas.

decoração retrô 1960

A década de 70 foi marcada por muitas estampas e peças espelhadas. Além dos grandes padrões geométricos.

decoração retrô 1970

Já em 1980, o floral do vintage deu as caras na decoração retrô, unido aos tons do estilo vigente.

decoração retrô 1980

Em 1990, a decoração era bem eclética, cores variadas, móveis mais baixos e longos. Nada tinha um roteiro específico.Na série Friends, o apartamento da Monica retrata bem esta década.

Apartamento Mônica Friends Retrô

Móveis e objetos retrô dão um resultado incrível na decoração, por isso, não tenha medo de apostar, usar e abusar deste estilo, pois é atemporal e super descolado.

Como você viu nas imagens que mostramos acima, os dois estilos podem ser facilmente aplicados em todos os cômodos da casa. 

Qual a diferença entre decoração vintage e retrô?

Vintage

Significa algo clássico, antigo e de excelente qualidade. Trata-se de um estilo que remete aos anos 1920, 1930, 1940, 1950 e 1960, e que se aplica em vestuários, calçados, mobiliários e peças decorativas. Nesse estilo, todos os elementos são originais e são encontrados em antiquários ou lojas do gênero.

Retrô

Se refere a um artigo que está fora do estilo predominante na atualidade. O estilo retrô é uma releitura do passado. É um produto atual, mas com a aparência de um produto antigo.

Resumindo, o estilo retrô é uma releitura do estilo vintage.

Fonte: Blog da Professora Maria Lúcia Marangon

Para exemplificar, criamos este comparativo com objetos do estilo vintage e o estilo retrô:

Diferença entre vintage e retrô

Para saber um pouco mais sobre o estilo vintage, indicamos o filme The Great Gatsby estrelado por Leonardo Dicaprio. É ambientado na década de 1920 e apresenta o estilo de maneira brilhante.

Agora, se você se deparar com um estilo onde a ousadia é a primeira coisa que vem à mente e as cores te mostram algo mais rebelde e inovador, esse aí é o retrô!

Nossa dica é assistir ao épico Grease – Nos tempos da Brilhantina com John Travolta e Olivia Newton John como protagonistas. 

Por remeterem a épocas com histórias preciosas, tanto móveis vintage como os retrô, costumam ter um valor mais elevado, porém, uma casa que possui esta decoração é um lugar cheio de estilo e personalidade!

Exemplos de decoração vintage e retrô

Tanto o estilo vintage como o retrô podem ser usados em vários ambientes, por isso,  vamos te dar algumas dicas de como utilizá-los em cada um deles.

Decoração vintage e retrô para a sala

A sala de estar é o cartão de boas vindas da nossa casa, não é mesmo? Para deixá-la super receptiva e aconchegante, separamos algumas dicas para que vocês possam deixar ela com o toque vintage chic ou o retrô.

Opte por sofás grandes e confortáveis, mesas de centro e laterais, racks e aparadores com pés palito, seguindo o estilo vintage e retrô. Decorar com quadros que remetem à época também é uma boa opção para deixar o ambiente interessante.

Sala Vintage Retrô

Decoração vintage e retrô para a cozinha

A cozinha é ponto de encontro da família e dos amigos. Decorar ela com móveis vintage ou retrô, vai transformá-la em um ambiente divertido e ao mesmo tempo elegante.

Para tornar o ambiente incrível, nosso conselho é: invista em cores alegres, com móveis que combinem com o estilo. Por exemplo, a cozinha combinando com a mesa e o aparador. A geladeira retrô surge como um item especial, a cereja do bolo, dando um toque clássico ao ambiente.

Confira que bacana um de nossos projetos de cozinha vintage retrô.

Cozinha Vintage Retrô

Decoração vintage e retrô para o quarto

O quarto decorado com móveis vintage passa a sensação de tranquilidade e aconchego, pois suas cores são mais claras e os móveis em formas mais delicadas.

Os principais são: abajures delicados, cômodas de madeira, recamier / baú e criado-mudo, todos eles formam uma combinação perfeita!

Quarto Vintage Retrô

Além desses móveis, também pode-se utilizar: guarda-roupa, penteadeira e poltrona.

Então, o que achou do nosso post sobre a decoração vintage e retrô?

Compartilhe conosco se você já utiliza esses tipos de móveis na sua casa, vamos adorar ver!

Casa
Ideias de decoração que você deve apostar este ano3 min leitura
Decoração
Dicas de complementos para quarto1 min leitura
Quarto
Como escolher a cabeceira certa para a sua cama4 min leitura