Quarto

Decoração vintage ou retrô para o Quarto6 min leitura


Considerado o refúgio particular da maioria das pessoas, o quarto é um dos ambientes mais importantes da casa – se não o mais.

É nele onde começamos e terminamos o dia em paz. Onde podemos colocar as ideias em ordem e manter a mente limpa. Onde guardamos o que temos de mais precioso, íntimo e pessoal.

E para que esse ambiente se torne ainda mais especial, que tal trazer os estilos vintage ou retrô para serem os temas principais da decoração?

Nesse post buscamos as melhores referências para te ajudar a deixar este ambiente único com a cara de épocas tão significativas e maravilhosas.

Acesso rápido:

Quarto vintage feminino

O vintage é perfeito para as mulheres que querem deixar seu quarto aconchegante, romântico, feminino e delicado.

quarto vintage feminino

É importantíssimo prestar atenção na hora de mesclar as cores, lembrando sempre que os tons mais claros são os protagonistas da paleta vintage.

O azul, o verde claro, o marsala, tons pastéis (salmão, rosa bebê, bege e creme) e ainda o alaranjado, podem e devem ser utilizados mesclando entre as paredes e a mobília.

Paleta de cores Vintage

paleta de cores vintage

E por falar em mobília, é ela quem vai fechar com chave de ouro e deixar o seu quarto com a elegância e estilo que você busca.

Por se tratarem de relíquias, cada peça tem sua história.

Os sinais de desgaste não são um problema, muito pelo contrário, representam as marcas do tempo.

E para trazer este visual para o seu quarto, a nossa dica é: invista em móveis como penteadeira, recamier, lustre, poltrona, abajur e quadros. Claro, todos eles dentro da temática vintage.

decoracao-quarto-vintage

Para ficar ainda mais charmoso, um manequim usando um colar de pérolas e um biombo podem complementar a decoração dando um toque de delicadeza e originalidade.

manequim-vintage-quarto

Porém, não sobrecarregue o ambiente, pois pode ficar algo exagerado e confuso.

Quarto retrô feminino

Já a mulher que opta pelo retrô, é aquela que está em busca de um estilo mais ousado e com personalidade forte.

quarto retrô feminino

Remetendo à uma época que ficou famosa por ser o tempo do peace and love ou paz e amor, a decoração de um quarto retrô vai unir o passado ao contemporâneo e deixar o ambiente cheio de estilo e sofisticação.

retro-quarto-feminino

Lembrando principalmente as décadas de 60 e 70, na décor, o estilo tem como base principal cores mais vibrantes que tem ligação direta com a Pop Art ou Arte Popular.

Se referindo principalmente à maneira psicodélica de retratar o modo consumista da sociedade naquela época, as pinturas na decoração retrô são feitas com cores que, combinadas entre si, fogem do básico e original.

referencia-quandro-artistas-retro

Provavelmente você já deve ter visto quadros com essa referência. Geralmente eles contêm pinturas com personalidades do cinema, carros, lugares e bebidas.

Para entrar no clima, as suas paredes podem ser grandes aliadas. Investir nesse tipo de quadro vai valorizar o seu ambiente e deixá-lo ainda mais lindo!

referencia-retro-quadros

Um papel de parede retratando a época, móveis baixos e redondos serão as peças-chave para compor o seu ambiente.

Para eles, também existem formas variadas de aderir aos estilos vintage ou retrô. Confira as nossas dicas:

Quarto vintage masculino

Para aderir ao vintage masculino, a ideia é investir em tons como o azul claro, cinza e bege. O xadrez ou o listrado também podem entrar em jogo nas roupas de cama, por exemplo.

Já dá pra imaginar como vai ficar estiloso, não é mesmo?!

quarto-masculino-vintage

Quadros espalhados por uma parede coberta com papel de parede com textura de tijolos ou outro tipo de pedra, com figuras ou placas de carros antigos e bandas da época, e até mesmo algumas malas “old school” empilhadas no canto, incrementam o ambiente.

masculino-vintage-quarto

Na mobília, quem toma conta são as cores mais escuras. Uma cômoda ou um criado mudo cinza ao lado de uma cama feita de madeira ou metal, por exemplo, podem transformar o seu quarto em um ambiente ainda mais elegante.

Almofadas espalhadas pela cama e relógio antigo na parede? Também pode entrar na decoração!

Mas se você quiser um estilo mais cool que transita por várias linhas diferentes, por que não se se jogar de cabeça no retrô?!

Quarto retrô masculino

Um quarto masculino com essa temática é um ambiente que sai completamente da zona de conforto e fica com um visual fantástico e original.

Por exemplo, a linha automobilística, já tem sido adotada por diversos homens que querem demonstrar sua paixão por carros e tudo que envolve esse universo, mas com uma pegada mais old school e inovadora.

referencia-quadros-retro-quarto

E o melhor é que há diversas opções de quadros e objetos que você pode usar para deixar a decoração com a sua cara.

quarto retrô masculino

Mas, se você é um amante da música, a decoração retrô no seu quarto, pode transformá-lo em seu paraíso particular.

decoracao-quarto-solteiro-retro

Ídolos e personalidades musicais como The Rolling Stones, Led Zepellin, Beatles, David Bowie e Bob Marley, por exemplo, podem compor o seu quarto através de quadros, deixando o ambiente cheio de estilo e charme.

referencia-quadros-retro-masculino

Quarto vintage de casal

A classe e a elegância do vintage presentes no quarto do casal, vão deixar o ambiente fantástico!

Uma boa dica é começar investindo em uma cama bem grande e espaçosa.

Uma cabeceira em tom claro combinada com um recamier aos pés, pode fazer seu quarto ficar ainda mais refinado.

referencia-quarto-casal-vintage

Dê preferência para cores claras, mas você também pode intercalar com outras mais escuras, como o marsala, azul e preto.

Como o quarto do casal é uma parte super especial, vale a pena investir em móveis ainda mais clássicos, como um bom e grande lustre e espelhos em tamanhos maiores também.

decoracao-quarto-luxo-vintage

As poltronas também podem incrementar ainda mais a décor, além de oferecerem conforto e estilo.

quarto-casal-vintage

Mas, se você faz parte dos casais que gostam de se reinventar, customizar seu quarto com o estilo retrô, pode ser uma ótima ideia.

Quarto retrô de casal

Mesclar objetos modernos com outros mais antigos, vai te proporcionar um ambiente chique e descolado.

Lembre-se de manter as cores fortes e vivas presentes em todo o ambiente, mesclando com outros tons de branco ou preto para que não fique muito sobrecarregado.

quarto retrô de casal

Percebeu que os móveis permanecem mais baixos e outros com pernas longilíneas e pontiagudas seguem as protagonistas?

Muito bacana, não é mesmo?!

A variedade de quadros na parede com a temática do Pop Art, podem deixar o seu quarto ainda mais moderno!

quarto-casal-retro-referencia

Uma dica legal é apostar em um quadro do lado dela e outro do lado dele, como da épica Audrey Hepburn ou do lendário Elvis Presley, por exemplo.

Agora queremos saber a opinião de vocês…

Qual o estilo que se encaixa mais com a sua personalidade e qual deles você vai aderir para este ambiente tão especial e único?

Lembre-se que mesmo se tratando de uma época que ocorreu há anos e anos atrás, tanto o vintage quanto o retrô são atemporais, clássicos e cheios de charme e estilo!

Berço
Um produto: várias utilidades1 min leitura
Colchão
Como escolher o colchão certo para uma boa noite de sono?5 min leitura
Guarda-Roupa
Guarda-roupa: como escolher o modelo ideal?2 min leitura
Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do nosso blog!