Cozinha

Decoração vintage e retrô para a Cozinha5 min leitura


Ela é a parte mais amada da casa, perfeita para passar momentos com os amigos ou a família e preparar receitas maravilhosas.

Sem dúvidas, a cozinha é um dos cômodos mais importantes do lar. Ideal para descontrair e reunir as pessoas que amamos para comer e jogar conversa fora.

Então, imagine deixar esse ambiente ainda mais bonito, moderno e acolhedor. Os estilos vintage e retrô são ótima opção para decorar sua cozinha.

Nesse post separamos dicas e referências para você acertar na decoração, e deixar a cozinha com estilo único. Vem ver!

O Vintage e o retrô são perfeito para quem gosta de estilo e personalidade. As possibilidades para montar uma cozinha com estes estilos são infinitas.

Eletrodomésticos, objetos decorativos, revestimentos e até mesmo a marcenaria vão te ajudar a deixar sua cozinha com a cara dessas épocas tão especiais.  

  • Cozinha Retro
  • Cozinha Vintage

Cozinha Retrô

Que tal começar pelo piso da cozinha?

piso cozinha retro

Isso mesmo! Pode não parecer, mas o piso da cozinha faz toda a diferença para dar um ar mais estiloso e moderno ao ambiente. Opte por porcelanatos que imitam a madeira, eles costumam dar um ar acolhedor e elementar.

O piso comum bicolor ou o piso hidráulico também são ótimas opções, eles formam desenhos no piso deixam o ambiente mais descontraído.

cozinha retrô piso bicolor

Aposte nas cores

Que as cores quentes e candy colors são o grande destaque do retrô, a gente não tem dúvidas. Então use e abuse! O vermelho, amarelo, laranja e o azul deixam a decoração da cozinha ainda mais alegre e vibrante.

cozinha retro cores quentes

Veja como as cores tem harmonia entre si. Dá vontade de ficar nessa cozinha o dia todo né?!

Móveis

Você já deve ter notado que as linhas retas marcam presença nos móveis que compõe a cozinha retrô!

As linhas retas deixam a cozinha mais charmosa e descontraída, e ficam ainda mais lindas quando combinadas com puxadores irreverentes. Olha só esses puxadores de porcelana que parecem flores. Dá um toque super especial.

cozinha retrô móveis

Retrô + moderno= combinação perfeita

Se você não quer uma cozinha completamente retrô, que tal apostar em alguns detalhes como eletrodomésticos e utensílios, e combinar com o estilo moderno. Pode ficar muito bacana. Confere aí

cozinha retrô moderna

Quadrinhos décor

Os quadros estão em todo lugar, na sala de estar, no quarto e agora é a vez deles chegarem na cozinha para completar a decoração.

Escolha imagens que remetem à época, para deixar sua cozinha bem retrô. Olha como dá certo

cozinha retrô quadros

Cozinha Vintage

Diferente do retrô, que tem tons bem marcantes e formas irreverentes. O vintage traz à tona, delicadeza e muita nostalgia.

Seja pelos móveis da época ou suas formas e cores delicadas e aconchegantes. Vem ver algumas dicas e referências que separamos pra você

Móveis

O vintage teve seus ápices quando falamos de móveis. A madeira escura dominou o início deste tipo de decoração, com formas marcantes e espaços para mostrar as louças nos armários aéreos.

Mais tarde, a madeira escura deu espaço para  os tons claros, que combinou perfeitamente com as cores calmas desse estilo.

Olha só este exemplo de armários, a madeira escura, pegadores em metal e muito espaço para as louças. Repare nas portas, as grades em metal. Super irreverente!

cozinha vintage madeira escura

Eletrodomésticos também pode!

Nada deixa uma decoração mais vintage, do que usar móveis ou eletrodomésticos daquela época não é mesmo, aliás esta é a alma da decoração. Veja esta opção para deixar sua cozinha super nostálgica.

cozinha vintage fogão vintage

Repare no fogão e no filtro de água, parece que estamos na casa de nossos pais ou avós né?! A coifa moderna dá um toque especial na decoração, mas passa despercebida em meio à tantos itens da época.

Aposte nas cores

As cores também deram o ar da graça na decoração vintage. Tons clarinhos e calmos dão o ar romântico à decoração e deixa a cozinha muito mais aconchegante. Olha só

cozinha vintage cores claras

O tom esverdeado combinado com o branco é tão delicado que deixa a cozinha cheia de calmaria, perfeito para passar momentos em família.

Tons florais também podem ser usados em cortinas, toalhas e muito mais. Com certeza vai deixar sua cozinha linda e aconchegante.

Vintage e moderno: combina sim!

Você pode até pensar que o vintage, por usar móveis da época não combine com itens modernos. Mas não é bem assim.

Se você não quer ter uma cozinha apenas com itens vintage, faça uma mescla do estilo com o moderno.

Que tal combinar o estilo vintage das cores e móveis, com eletrodomésticos super modernos?! Olha só como dá certo

cozinha vintage moderna

O tom de azul apagado, com armários aéreos em vidro combinou perfeitamente com os itens modernos da cozinha, como o cooktop e a lava-louças.

O vintage alegre também tem lugar na decoração. Quem não lembra daqueles fogões azuis ou amarelos que nossa avó cozinhava receitas maravilhosas?! Então veja essa combinação

cozinha vintage alegre

Além do fogão, a escada que vira prateleira e o tubo metálico da instalação elétrica à mostra são o grande destaque desta decoração.

No estilo vintage, tudo é pensado para que o ambiente seja o mais próximo do real que era nas décadas de 30 à 50, por isso usa-se os móveis e objetos que foram utilizados naquela época. São verdadeiras relíquias.

Já no retrô, é feita uma releitura dessas épocas, e os produtos modernos ganham as características dos produtos antigos, sem perder o estilo.

Agora é com você!

Veja em nosso post sobre como transformar a cozinha com móveis vintage ou retrô.

Depois conta pra gente como ficou.

Ficou com alguma dúvida, ou quer dar sugestões. Escreve pra gente!

Cozinha
Cozinhas moduladas são boa opção para ambientes pequenos1 min leitura
Cozinha
Cozinha em aço: você certamente vai querer uma dessas em casa2 min leitura
Quarto
Decoração vintage ou retrô para o Quarto6 min leitura
Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do nosso blog!