Decoração

Decoração: por onde começar?5 min leitura


Chegou o grande momento, é hora de decorar! ❤

Se você está se perguntando “e agora, por onde eu começo?”, fica tranquilo que a gente vai te ajudar! 😉

O primeiro passo para decorar a sua casa é planejar, saber exatamente o que como e onde você vai aplicar cada detalhe. Fique por aqui e guarde esse post como check list do seu planejamento de decoração.

1. Pesquise e inspire-se

É a primeira vez que você está decorando e quer que fique perfeito? Busque referências. Pesquise por estilos de decoração, por cores, peças e busque imagens de espaços já decorados. Aqui no blog mesmo já falamos sobre decoração vintage e retrô, sobre o estilo industrial,  sobre o estilo rústico e várias outras dicas de decoração que você pode conferir clicando aqui.

O Pinterest também é uma ótima alternativa para esse momento, mas você também pode seguir perfis no Instagram que falam sobre decoração. Assim além de ver coisas que te agradam você também vai consumir conteúdo, ver dicas e aprender sobre decor. Se você ainda não segue o perfil da Schumann no Instagram (@redeschumann), não perca tempo, lá você vai encontrar muitas ideias legais para deixar a sua casa linda.  

2. Qual o seu estilo?

Nas suas buscas você vai encontrar referências mil de estilos de decoração, você pode achar tudo lindo e ficar ainda mais perdida. Então foque suas buscas naquilo que acredita combinar mais com você, com a sua personalidade, com aquilo que você deseja transmitir para o mundo. O estilo da decor tem que partir de dentro, decorar é tipo uma declaração de amor próprio! 😛 Visitar feiras de decoração pode ser uma boa ideia para entender o seu estilo. Ver tudo de perto, sentir o clima dos ambientes vai ajudar a perceber o que te representa de verdade. Você também pode ver no nosso blog, tudo que já falamos sobre os estilos e tipos de decor para decidir o que mais combina com o seu momento.

Leia também: 

3. Tire as medidas

Antes de escolher os móveis e cada elemento usado na decoração, é importante saber exatamente o que vai caber no espaço. Tire as medidas de todos os cômodos, altura e largura das paredes e do chão. Assim você já começa a visualizar como var preencher cada um dos espaços com base nas ideias que pesquisou. A escolha da mobília e acessórios que vão compor sua decor, depende muito desse passo, afinal, você vai querer que sua casa fique bonita e com liberdade para se movimentar. Vai por mim, o bom aproveitamento do espaço será um dos principais responsáveis pelo sucesso da sua decoração.

4. Faça uma lista do que vai precisar

Essa é uma regra para quase tudo que você vai começar na vida, faça listas! Você já escolheu seu estilo, já mediu tudo, agora é hora de organizar a parte prática. Comece listando os móveis que você vai precisar, por mais óbvio que pareça, a partir deles vai ficar muito mais fácil decidir os detalhes menores. Por que no fim das contas é a mobília que guia como será a sua decoração. Vai ser tipo uma lista de compras, só que para equipar a sua casa. Coloque o maior número de detalhes possível, tipos de móveis, as cores e tamanhos. Isso vai facilitar muito na hora da compra, porque você vai diretamente naquilo que quer e não fica vagando por aí sem rumo. Evita compras furadas e gastos desnecessários!  

5. Reaproveite

Se você está se mudando ou redecorando a casa, saiba que nem tudo é descartável. Sempre tem algum móvel ou objeto antigo que pode ser reformado ou transformado em outra coisa. Essa é uma dica indispensável para quem quer decorar economizando. Além disso, peças antigas podem dar um charme especial para a decoração. Outra alternativa é procurar coisas em feirinhas ou brechó de móveis, sempre tem alguma coisa legal que dá pra aproveitar gastando pouco. Reaproveitar é prático, mais barato e ainda é sustentável!  

6. Defina orçamento

Agora que você já escolheu seu estilo, mediu e listou tudo que precisa, é importante definir o quanto está disposta a gastar. Aqui a pesquisa é indispensável se quiser economizar. Procure pelos produtos que você listou e veja a média de preços, visite lojas especializadas e opte por aquelas que apresentarem o melhor preço. Comprar online pode ser uma boa forma de economizar, já que em geral os e-commerces tem preços especiais e sempre realizam promoções. A loja virtual da Schumann sempre tem ofertas especiais na linha de móveis e decoração.  E se você quer dicas de como decorar gastando pouco, a gente falou sobre isso nesse post aqui.  

7. Estime um tempo

Eu sei que você quer ver tudo pronto logo pra poder descansar e chamar os amigos e a família para curtir o seu cantinho, por isso estipule um tempo máximo para decorar tudo. Mas seja realista, viu?! Avalie o tamanho do seu projeto e se dê um tempo limite que atenda as necessidades. Assim você consegue se organizar melhor, saber o quanto se dedicar e lidar com a ansiedade de ver sua casa do seu jeitinho.

Preparado?

Espero que nossas dicas tenham sido úteis para você! Agora é hora de botar a mão na massa, bora decorar?! 😀   

Decoração
No embalo da decoração retrô, os pés palito estão de volta!1 min leitura
Decoração
Como inserir o estilo industrial na decoração1 min leitura
Decoração
Como usar o estilo rústico na decoração?2 min leitura
Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do nosso blog!