Casa

3 dicas funcionais para criar uma linda decoração de varanda3 min leitura


Para que sua decoração de varanda fique linda, você precisa de apenas quatro dicas para pôr em prática suas ideias. Essas dicas são focadas nos pontos principais da composição do espaço, aqueles que darão vida ao local: os móveis, o preparo de refeições, as plantas e o piso.

1 – Móveis para varanda

Se a varanda for grande o suficiente para encontros, pense em cadeiras ou sofás (se coberta) para esse espaço. Se for um ambiente pequeno, banquetas ficam bonitas e ocupam pouco espaço.

Se você quer um espaço pessoal, só para você, pense em uma espreguiçadeira bem confortável e uma mesa de canto para apoiar bebidas.

Outra ideia é transformar o local em um espaço para fazer churrasco. Próxima dica!

2 – Espaço gourmet

Se sua área for bem grande, você pode investir em uma churrasqueira de tijolo ou concreto, mesa e cadeiras e bancadas para prarar tudo. Um barzinho cai bem também!

Mas se sua varanda for pequena, opte pelas churrasqueiras portáteis ou até um grill. Nesse caso, uma mesa pequena deverá ser o suficiente apenas para realizar o preparo de carnes e petiscos e a refeição pode ser servida na cozinha.

Assets

Já deixamos dicas especiais aqui no blog para quem pretende montar uma área de churrasco. Dá uma olhada lá!

3 – Plantas

Plantinhas ficam lindas em qualquer varanda. A tendência do momento são as hortas verticais, que são vasos colocados sobrepostos na parede ou em uma estrutura de madeira. Outra disposição bonita para colocá-las é no parapeito da varanda.

Pinterest

Para você escolher as plantas que mais combinam com a sua varanda e com o seu gosto pessoal, algumas dicas rápidas:

  • Se a sua varanda pega sol o dia inteiro, é bom escolher plantas que aguentam essa exposição, como o antúrio, costela de Adão, orquídeas, lírios da paz, entre outras). Caso contrário opte por espécies resistentes ao sol, como os cactos e suculentas.
  • Os cactus e suculentas são boas opções para quem tem pouco tempo e disposição para manter os cuidados em plantas que demandam por mais atenção;
  • Hortas com temperinhos e verduras são ideais para quem gosta de funcionalidade e nascem em qualquer vasinho.

4 – Pisos

Os pisos de madeira deixam as varandas com um visual que aconchego, mas esse material é indicado para áreas cobertas para ter mais durabilidade. Se você não se importar com a manutenção e a prioridade for conforto, vai com tudo!

Para quem quer um piso que não precise de muitos cuidados e que possa ficar exposto ao sol e chuva sem danificar, então a dica são os pisos de pedra ou azulejos! Essas opções também são bem fáceis de limpar no dia a dia.

Recapitulando as dicas

Relembrando as dicas que trouxemos para a decoração de varanda, você precisa se preocupar com:

  • Os móveis que cabem no espaço e a funcionalidade que você quer dar para a varanda;
  • As plantas sempre dão um toque especial em qualquer lugar, mais vida e beleza;
  • A escolha do piso vai depender se sua área é coberta ou não.

Sua varanda vai ficar linda! 🙂

Decoração
No embalo da decoração retrô, os pés palito estão de volta!1 min leitura
Decoração
O que priorizar ao mobiliar o primeiro apê?2 min leitura
Casa
Casa com crianças: 4 coisas indispensáveis3 min leitura
Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do nosso blog!