Decoração

7 dicas práticas para decoração de apartamento pequeno3 min leitura


Tem sido bem comum encontrar apartamentos pequenos por aí, não é mesmo? E muitas pessoas pensam que isso é um impeditivo na hora de usar a criatividade para a decoração. Mas hoje viemos te provar o contrário! Essa é a boa notícia: existem muitas técnicas e dicas para aproveitar cada cantinho para fazer a decoração do seu apartamento pequeno e poder deixá-lo com a sua personalidade. Confira as sete dicas que preparamos aqui abaixo!

1 – Use espelhos

Essa é a dica mais citada pelos especialistas em design de interiores. O que acontece é que, além de decorar, os espelhos dão uma sensação de que o espaço é maior do que realmente é. Dessa forma, ajuda na amplitude do ambiente! Olha como fica legal:

Sala de jantar com espelho

Fonte: Pinterest

2 – Prefira cores claras

O mesmo efeito proporcionado pelos espelhos também podem ser feitos com a escolha das cores das paredes. Ou seja, na prática, as cores mais claras fazem o espaço também parecer maior, justamente por deixar mais clean e com menos poluição visual.

Sala com cores claras

Fonte: Pinterest

3 – Use prateleiras e nichos

Um dos desafios é em relação à organização, quando se fala de espaços pequenos. Por isso, os nichos e prateleiras são grandes aliados: eles otimizam o espaço sem precisar de muito investimento ou instalações complicadas.

Use e abuse das prateleiras e nichos em todos os cômodos, vai ajudar muito a manter tudo no lugar. Inspire-se:

Prateleiras e nichos

Fonte: Schumann

Veja esses e outros modelos de nichos e estantes em nossa loja!

4 – Escolha eletrodomésticos compactos

Você precisa lidar com a realidade: se o espaço é pequeno, todos os itens também precisam ser mais compactos. Sempre preste atenção nas medidas dos eletrodomésticos quando for comprar e prefira aqueles que têm menos litros.

Por isso, a dica vale para máquina de lavar, microondas, forno e até mesmo geladeira. Que tal um cooktop ao invés de um fogão, por exemplo?

Cooktops por indução

Fonte: Schumann

Veja esses e outros modelos de cooktop em nossa loja!

5 – Compre móveis retráteis

Uma alternativa legal é preferir móveis retráteis, assim você os deixa maiores somente quando precisa ou vai receber visitas. A dica vale para os sofás que costumam ter descanso para as pernas retráteis e também para mesas de jantar que abrem e ficam maiores para caber mais pessoas.

Móveis retráteis

Fonte: Schumann

Leia também: 9 móveis essenciais para morar sozinho

6 – Instale divisões de vidro

Se você quer separar a sala de jantar da sala de estar ou a cozinha da sala, por exemplo, a dica é usar divisões de vidro. Isso porque eles não fecham o ambiente e, assim, deixam a sensação de unidade e maior espaço.

7 – Invista na iluminação

Um local bem iluminado sempre parece maior, além de mais bonito e aconchegante. Instale luminárias extras no teto e nas paredes ou compre abajures que possam dar este mesmo efeito. Vai fazer toda a diferença e olha como fica estiloso:

Luminárias

Fonte: Schumann

E então, qual a sua dica preferida? Agora é só colocar em prática e curtir seu apartamento pequeno bem decorado e aconchegante!

Decoração
7 passos para decorar a casa gastando pouco5 min leitura
Decoração
Decoração Vintage e Retrô: Transformando a história em estilo8 min leitura
Decoração
A magia das cores nos ambientes de casa2 min leitura