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Cuidados com o corpo: como se exercitar no verão com segurança4 min leitura


A pandemia de COVID-19 restringiu o acesso às academias e colocou boa parte das pessoas em regime de home office, o que criou uma enorme barreira para os cuidados com o corpo por meio das atividades físicas. Mas encontrar uma maneira de nos adaptarmos a essas novas condições é vital para manter nossa saúde.

Por essa razão, decidimos preparar um conteúdo que possa te ajudar a se adaptar com segurança aos hábitos saudáveis das atividades físicas. Continue lendo o artigo e confira!

Por que a atividade física é importante?

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, praticar atividade física suficiente pode prevenir 1 em cada 10 mortes prematuras. Porém, apenas metade dos adultos realiza a atividade física necessária para ajudar a reduzir e prevenir doenças crônicas. O exercício também pode prevenir:

  • 1 em 8 casos de câncer de mama;
  • 1 em 8 casos de câncer colorretal;
  • 1 em 12 casos de diabetes;
  • 1 em 15 casos de doença cardíaca.

Como manter e melhorar a forma física em casa?

Dedique algum tempo pelo menos três dias por semana para se concentrar em sua preparação física. Aqui estão algumas ideias para ajudá-lo a se manter ativo enquanto se protege no local:

Ioga

A ioga pode ser feita em qualquer lugar. Tudo que você precisa para começar é um tapete, roupas confortáveis ​​e um programa a seguir. Esteiras de ioga e outros equipamentos podem ser encomendados para entrega em domicílio em vários pontos de venda on-line. Você pode encontrar diversos tutoriais no YouTube ou em sua app store.

Treinamento de peso/resistência

A maioria de nós não tem uma academia em casa, mas você ainda pode treinar em casa usando alguns halteres ou faixas de resistência comprados online. Se não quiser gastar dinheiro, você pode fazer seus próprios pesos usando utensílios domésticos comuns.

Exercícios de peso corporal

Você não precisa de pesos livres ou faixas de resistência para treinar a força em casa. Porém, você pode usar seu próprio peso corporal para atingir cada grupo de músculos para um treino completo. Veja quais exercícios você pode desenvolver em casa com o peso corporal.

  • Alongamento: é um exercício primordial para quem deseja uma prática sadia, pois ele prepara o músculo, antes de iniciar os exercícios físicos mais pesados, para que não sofra lesões. 
  • Agachamento: inicialmente, faça séries curtas, como 4×10, 3×15, assim ganhará resistência e força para aumentá-las gradativamente;
  • Flexão: é um exercício que trabalha diversas áreas do corpo, tendo o peito como o principal, costas, tríceps e ombros.

Caminhar/correr

Se você estiver em um grupo de baixo risco para COVID-19 e não apresentar sintomas, caminhar ou correr ao ar livre segue as mesmas diretrizes de outros tipos de distanciamento social.

Isso significa evitar multidões, manter pelo menos um metro e oitenta de distância entre você e qualquer pessoa que encontrar enquanto estiver do lado de fora, e não toque nas barras de pedestres com as mãos.

Uma boa média inicial seria de 5 km/dia. Essa prática ativa a circulação sanguínea e ajuda no equilíbrio da pressão arterial. Além do mais, todo stress e pensamentos negativos tendem a sumir durante o exercício.

Ciclismo

Ultimamente, diversas pessoas vêm postando em suas redes sociais imagens com lindas paisagens, mas o detalhe principal é que elas estão com uma bike. Pedalar sempre foi sinônimo de qualidade de vida, mas  essa modalidade estava um pouco esquecida e despertou com uma enorme força. Ela beneficia o sistema respiratório, melhora a circulação sanguínea e deixa suas pernas bem bonitas.

Por fim, apesar de estarmos vivendo um período restrito para os cuidados com o corpo, nós devemos sempre nos reinventar e buscarmos novas alternativas. No artigo, deixamos claro quais as atividades mais viáveis e simples para se fazer em casa ou fora com segurança.

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