Estilo de Vida

5 cuidados com a alimentação no verão3 min leitura


A alimentação no verão exige alguns cuidados especiais. Nos meses mais quentes, saem os ingredientes quentes e calóricos, entram os alimentos leves e frescos.

Isso porque nosso organismo tem necessidades diferentes no calor, por isso alguns tipos de alimento acabam “caindo” melhor (ou pior!). Confira as dicas da Schumann para comer bem e cuidar da sua saúde e bem-estar no verão!

1 – Prefira alimentos de fácil digestão

Com o calor, o ideal é optar por alimentos de fácil digestão, que não pesam no estômago. Os alimentos com bastante fibras são ótimos para o intestino: milho, aveia, grãos integrais, vegetais em geral, frutas e legumes. Carnes magras e peixes também são indicados.

Por outro lado, carne vermelha, embutidos, laticínios (leites, queijos, pastas) e carboidratos em geral não combinam muito com a alimentação de verão.

Isso porque, como a temperatura do corpo fica mais alta naturalmente por causa do calor, o organismo não precisa receber tanta energia de alimentos calóricos.

Nesses casos, vale a pena ter em casa eletroportáteis como grills e sanduicheiras, omeleteiras, entre outros. Esses produtos facilitam o preparo de alimentos leves e menos gordurosos.

2 – Hidratação com frequência

Sabia que no verão o organismo luta para perder calor e manter nosso corpo na temperatura ideal? Por isso, eliminamos água na forma de suor quando as temperaturas estão altas.

O resultado é que precisamos repor com mais frequência toda a água perdida ingerindo muito líquido. Caso contrário, podemos sofrer os efeitos da desidratação (pele, unhas e cabelos secos, dores de cabeça, excesso de fadiga, entre outros).

A dica é ter uma garrafa cheia de água sempre à mão e um purificador de água em casa! Vale também testar receitas de água saborizada, chás gelados, smoothies e sucos naturais usando o espremedor de frutas.

3 – Fuja de frituras e óleo

Frituras e comidas com óleo, como batata frita, salgados, pastéis, empanados, entre outros, não são indicados para quem quer seguir uma dieta saudável. Mas, especialmente no verão, eles são ainda mais nocivos.

Com o calor, o corpo luta para manter a temperatura estável, conforme falamos antes. Assim, o organismo demora mais para metabolizar alimentos gordurosos, podendo gerar desconfortos e mal-estar.

Então, em vez de frituras, a dica é optar por salgados, lanches e carnes cozidas, assadas ou grelhadas.

4 – Prepare pratos frescos

Um dos cuidados mais importantes com a alimentação no verão é a escolha dos ingredientes que serão a base da dieta.

Enquanto no inverno costumamos comer sopas, caldos, bastante carboidrato e pratos quentes, as temperaturas altas pedem alimentos frescos e preparos mais “naturais”, que trazem aquela sensação de refrescância.

Por isso, quando for preparar refeições no dia a dia, aposte nos mix de saladas com tomates, cenoura, couve, repolho, pepino, folhas verdes e todos os vegetais e legumes que você gosta!

Vale também incrementar os pratos com temperos frescos como manjericão e hortelã — duas plantinhas que são a cara do verão. Melhor ainda se forem colhidas na hora!

5 – Cuidado com o consumo de álcool

Difícil resistir ao champanhe de final de ano e aos drinks beira da praia, né? A boa notícia é que você não precisa eliminar totalmente as bebidas alcoólicas no verão, apenas moderar o consumo.

Isso porque, para eliminar o álcool, o organismo retira bastante água através da urina, e ficamos desidratados. Esse é o motivo pelo qual sentimos sede após ingerir uma grande quantidade de bebida alcoólica.

Então, mais uma vez ressaltamos a importância de consumir bebidas alcoólicas com moderação e ficar bem hidratado para manter a boa saúde no verão.

O que você achou das dicas de hoje? Conte para a gente qual é a sua receita preferida de alimentação no verão! 😉 Até mais!

Estilo de Vida
3 hobbies acessíveis para começar a praticar já!4 min leitura
Estilo de Vida
Especial Outubro Rosa: conheça a história e os principais hábitos de prevenção!3 min leitura
Estilo de Vida
Rotinas de casal que fortalecem o relacionamento3 min leitura