Casa

Cortina de ar ou ar condicionado? Qual a diferença?3 min leitura


Você já ouviu falar em cortina de ar? Esse aparelho pode ser um bom aliado do ar condicionado para climatizar os ambientes.

Mas qual é a diferença entre os dois? As funções da cortina de ar e do ar condicionado são as mesmas? É sobre isso que vamos falar no post de hoje, acompanhe!

O que é cortina de ar?

Sabe quando você entra em uma loja ou em um estabelecimento e sente um vento logo na entrada? Isso acontece porque ali existe uma cortina de ar.

A cortina de ar é um aparelho que mantém o ar gelado no interior de um ambiente. Ou seja, ela não gera climatização, apenas contribui para que o ar não escape para o exterior.

Geralmente, esse aparelho é colocado justamente na entrada de locais com grande fluxo de pessoas, afinal a porta não pode ficar fechada por muito tempo.

Assim, o que precisa ficar claro é que a cortina de ar não tem a mesma função e não substitui o ar condicionado. Mas ela é uma boa aliada da climatização, especialmente em ambientes amplos e movimentados.

Talvez você também tenha dúvida sobre a diferença entre climatizador e ar condicionado. Confira nosso conteúdo sobre esse assunto!

Como a cortina de ar funciona?

A cortina de ar produz um fluxo de ar constante e muito potente, criando uma barreira entre o ambiente interno e externo.

Em outras palavras, funciona como um isolante térmico, impedindo que o ar de fora entre e aumente a temperatura do local.

Para que o efeito da cortina de ar seja efetivo, é preciso ajustar bem o ângulo e a velocidade da corrente de ar que ela emite. Geralmente, isso pode ser monitorado por meio de um controle remoto.

Locais indicados para a instalação de cortina de ar

Como comentamos acima, esse aparelho é bastante utilizado e muito útil em lojas e estabelecimentos comerciais (supermercado, shopping, restaurantes), já que o fluxo de pessoas nesses locais é intenso.

A cortina de ar também serve bem em casas noturnas, para separar as áreas destinadas para fumantes e impedir que a fumaça invada os outros ambientes do local.

Você também pode instalar uma cortina de ar na sua casa para ajudar o trabalho do ar condicionado e mantê-la sempre fresca.

A instalação é fácil: é só fixar o aparelho na parede, em cima de uma abertura (porta ou janela), de maneira que ele possa ser conectado a um ponto de energia.

Dica extra: veja outras cinco maneiras simples de refrescar a casa no verão!

Vantagens da cortina de ar

Ainda está em dúvida se vale a pena adquirir uma cortina de ar? Além do motivo principal que já citamos (a função de manter o ar gelado no interior do ambiente), veja outras vantagens que o aparelho traz:

  • permite que portas e janelas fiquem sempre abertas
  • protege o local contra vento e umidade
  • diminui a entrada de partículas de poluição, poeira, fumaça e insetos
  • em dias frios, ajuda a reduzir o efeito de embaçamento em vidros e janelas
  • melhora a eficiência e a vida útil do ar condicionado
  • deixa o ambiente mais arejado, o que contribui para a saúde e o bem-estar geral das pessoas.

Ficou convencido e decidiu adquirir uma cortina de ar? Então confira uma ótima opção na loja da Schumann! Boas compras, e até a próxima!

Casa
Top 10 de móveis: os mais queridinhos da Schumann4 min leitura
Decoração
Ano Novo, Tendências Novas2 min leitura
Decoração
No embalo da decoração retrô, os pés palito estão de volta!1 min leitura