Estilo de Vida

Conheça os benefícios do chocolate4 min leitura


Gente, o chocolate não é só uma das maiores delícias já inventadas, ele também faz bem pra saúde. Acredita? Claro que é importante comer com moderação, e escolher o chocolate com maior índice de cacau. Então quando sentir aquela vontade de doce depois do almoço, pode escolher um chocolatinho sem culpa. Veja aqui todos os benefícios que o chocolate pode trazer para a sua saúde, e aproveite essa maravilha gastronômica com o coração tranquilo! 

1- Aumenta a sensação de bem estar 

Não é atoa que quando a gente tá triste, estressado ou ansioso dá vontade de comer chocolate. Ele realmente ajuda a aumentar a sensação de bem estar. Pesquisas apontam que comer chocolate libera endorfina e dopamina, substâncias responsáveis pelo relaxamento. Por isso, ele pode ser um aliado ao tratamento de ansiedade e até depressão. Não existe nenhuma pesquisa que comprove que o chocolate vicia, mas é importante consumir com responsabilidade. Isso, porque a sensação boa que o chocolate causa pode te fazer querer comer mais e mais. E não é bom exagerar, tá?   

2- Ajuda a perder peso 

Estudos indicam que os ácidos fenólicos produzidos pelo chocolate ajudam na produção de leptina, substância responsável pela saciedade. O chocolate também tem cafeína, que ajuda a acelerar o metabolismo e aumenta a disposição. Comendo chocolate regularmente, você vai ter mais energia para as suas atividades e ainda vai comer menos. Lembrando que o cacau é responsável pelos benefícios, então opte sempre pelo chocolate com concentração de 50% a 70% de cacau. O chocolate branco, por exemplo, é produzido com manteiga de cacau e não preserva os benefícios do fruto e ainda é rico em gordura e açúcar. Então não é bom exagerar, tá? 

3- Melhora a memória e o raciocínio 

Vários estudos já apontaram que os flavonóides presentes principalmente no chocolate amargo e meio amargo, ajudam a melhorar algumas funções cerebrais. Recentemente uma universidade italiana analisou as atividades cerebrais de grupos que consumiram chocolate regularmente por um período de tempo. A pesquisa apontou melhoras na memória, na concentração e raciocínio das cobaias. O chocolate tem uma concentração de gordura boa, o que por si só contribui para a saúde do cérebro. Por isso, é indicado para idosos e pessoas que tem algum problema de memória! 

4- É bom para o coração 

O chocolate tem antioxidantes que previnem inflamações, pode ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir a pressão arterial e ainda melhoram os níveis de colesterol ruim. É tudo de bom pra saúde do seu coração. Além disso, o chocolate também reduz os índices de cortisol, hormônio responsável pelo stress. Isso diminui muito as chances de você ter qualquer problema de coração! 

5- Faz bem pra pele 

Provavelmente você já viu por aí máscaras, cremes e outros produtos de beleza a base de chocolate, né? Pois é, as propriedades antioxidantes do cacau ajudam a prevenir o envelhecimento e deixam a pele mais bonita e saudável. O cacau também tem um ótimo poder hidratante, por isso, você também pode encontrar vários produtos a base de manteiga de cacau, como cremes de mão, protetor labial e até produtos para cabelo. Esses efeitos também podem ser sentidos no consumo do cacau na alimentação. Ao contrário do que se fala por aí, o chocolate não é causa direta de acne. 

Bora aproveitar esses benefícios? 

Agora que você sabe que o chocolate além de ser gostoso, faz bem, que tal unir o útil ao agradável e saborear uma sobremesa com bastante cacau? Nós temos uma dica saudável e deliciosa pra você! Pra aproveitar bem os benefícios do chocolate e ter um café da manhã especial, saboroso e saudável essa receita de Brownie Fitness. Você vai amar! 🙂 

Brownie perfeito para o seu café da manhã!

INGREDIENTES 

  • 1 e 1/2 xícaras de aveia
  • 1 e 1/2 xícaras de cacau em pó (ou nescau)
  • 4 ovos inteiros
  • 1 xícara de açúcar mascavo
  • 3 colheres de sopa de margarina sem sal
  • nozes picadas

MODO DE PREPARO 

  1. Bata os ovos e o açúcar mascavo.
  2. Adicione os demais ingredientes até formarem uma massa de bolo.
  3. Acrescente as nozes por último.
  4. Forre uma forma (redonda ou quadrada) com papel manteiga.
  5. Despeje a massa na forma forrada e leve ao forno com a temperatura de 180°C sem preaquecer o forno.
  6. Deixe 30 minutos no forno, retire e sirva quente.

Receita: Tudo Gostoso 

Referências

https://saude.abril.com.br/alimentacao/chocolate-turbina-seu-cerebro-e-sua-memoria-diz-estudo

http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/cinco-motivos-para-comer-chocolate-todos-os-dias.htm

Estilo de Vida
5 dicas de como comprar com segurança na internet3 min leitura
Estilo de Vida
10 gestos de gentileza para ter hoje (e sempre)4 min leitura
Estilo de Vida
Qual bicicleta comprar? Um guia para não errar na escolha!3 min leitura
Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do nosso blog!