Estilo de Vida

5 dicas de como comprar com segurança na internet3 min leitura


Poder comprar pela internet deixou a nossa vida muito mais prática, né? A gente pode ter tudo que precisa sem sair de casa, já que até os supermercados estão aderindo a prática da venda online. O estudo Global Consumer Insights 2018, da PwC, mostrou que de 2014 para 2018, o número de pessoas que compram online ao menos uma vez por mês subiu de 58% para 65%. As compras num clique são um sucesso!

Fazer compras pela internet, é ótimo, mas não dá pra esquecer de conferir a confiabilidade do site em que estamos comprando. Afinal, queremos receber nossos produtos certinhos e ainda garantir que nossos dados estão seguros, não é verdade?! Então se você quer saber como comprar com segurança pela internet, fique mais um pouco por aqui. 😉 Você vai amar nossas dicas!

1. Pesquise sobre a loja virtual

Antes de fazer uma compra na internet sempre olhamos vários sites, né? É importante ficar ligado aos canais de divulgação da loja virtual que pretende comprar. Quanto maior o número de informações que a loja disponibilizar, mais confiável ela é. A Schumann, por exemplo, tem vários canais disponíveis para que você possa conversar com a gente, como Facebook, Twitter, Instagram e o nosso blog!

2. Observe o que falam sobre a loja

Fique atento ao que os consumidores estão falando sobre a loja. Você pode perguntar aos amigos e familiares que já compraram na loja. Se não conhecer ninguém, dá um google. :p As redes sociais são ótimas fontes de informação, mas você também pode ler os comentários no próprio site da loja, especialmente dos produtos que tem interesse. Ferramentas como Reclame Aqui e Trustvox também são bons indicadores da reputação da loja no mercado. Fique ligado! 😉

3. Cuidado com a segurança eletrônica

A compra online exige que você forneça vários dados pessoais, como CPF, endereço e número do cartão de crédito. Por isso, certifique-se de que o site é seguro, quando acessá-lo verifique se o endereço eletrônico inicia com a sigla “https”. Além disso, deve aparecer no navegador um cadeado fechado, indicando que o site é seguro. Outros indicadores de segurança são selos oficiais de confiabilidade, como os fornecido pelo E-bit e pelo Yourviews. É melhor evitar fazer compras em lugares públicos, pois os computadores podem não estar protegidos da forma adequada.

4. Compare preços

Para não errar na hora de fazer a sua compra, é importante que você compare preços para saber qual loja está com os melhore descontos. Fique por dentro da faixa de preços dos produtos, e desconfie quando o valor estiver muito fora do normal. Uma busca rápida no Google pelo nome do produto desejado já pode te ajudar a ter uma ideia da média de preços praticados na internet. Também é uma boa ideia assinar a newsletter e ativar notificações das suas lojas favoritas, as melhores ofertas sempre são divulgadas nesses canais!

5. Conheça os seus direitos

Lembre de sempre guardar os comprovantes de sua compra, número do pedido, e exija nota fiscal, tá? O consumidor tem por direito, 7 dias úteis para se arrepender da compra e entrar em contato com a loja que comprou para solicitar a devolução e estorno do valor. O mesmo vale para casos de produto com defeito. Basta entrar em contato com o SAC da loja para solucionar a questão da melhor forma possível. Caso a empresa negue o atendimento, você ainda pode recorrer ao os órgãos de defesa do consumidor. Não deixe de exercer os seus direitos!

Depois dessas dicas de como comprar online com segurança, agora é com você! Bora colocar em em prática e aproveita o melhor da compra pela internet!?! 😀

Estilo de Vida
Como fazer academia em casa? Exercícios e aparelhos ideais4 min leitura
Estilo de Vida
Conheça os benefícios do chocolate4 min leitura
Estilo de Vida
10 dicas para cuidar bem dos seus livros4 min leitura
Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do nosso blog!