Utilidades

Como pintar uma parede: passo a passo descomplicado!5 min leitura


Se você está querendo dar uma cara nova para a sua casa, sem gastar muito e sem o estresse que grandes reformas costumam dar, trocar a cor das paredes pode ser uma ótima opção! 🙂 Ainda, se a sua prioridade é economizar, vale a pena colocar a mão na massa e se arriscar pintando você mesmo. Porque não? É por isso que nós trouxemos um passo a passo descomplicado de como pintar uma parede. Vem com a gente nessa arte!

Materiais necessários

Antes de aprender o passo a passo de como pintar uma parede, é necessário ver se você já tem os materiais necessários em casa ou se será necessário comprá-los. De qualquer forma, a dica é que você só comece tendo tudo em mãos. Olha só o que você vai precisar:

  • Rolo de tinta;
  • Cabo para o rolo de tinta ou escada;
  • Lixa para parede;
  • Pincel;
  • Bandeja para aplicar a tinta;
  • Lona ou jornal para forrar o piso;
  • Espátula;
  • Panos;
  • Desempenadeira de aço;
  • Massa corrida;
  • Tinta na cor e tipo (fosco, semi brilho, acetinado) escolhidos.

Passo a passo de como pintar uma parede

Tendo tudo em mãos, vamos ao passo a passo para começar a pintura. Siga cada uma das dicas para garantir o resultado que você espera.

1) Separe todos os materiais

Deixe tudo o que você vai precisar por perto, assim  não terá que fazer pausas e paralisar o trabalho no meio. Se você toma todo o cuidado possível, também vale investir em itens que não estão na lista acima, como luvas, fita adesiva para proteger as quinas e óculos de proteção.

2) Prepare você mesmo e o ambiente

A dica para você se preparar é usar roupas velhas ou próprias para a pintura, pois os produtos podem acabar estragando a roupa que você estiver usando. Além disso, tome cuidado também com o calçado que for escolher, ok?

Além disso, é preciso preparar o ambiente: 

  • Tire os móveis, quadros, enfeites e cortinas do lugar;
  • Forre o chão com jornal ou lona. Vale a pena prender tudo com fita para não sair do lugar;
  • Cubra interruptores, tomadas e o rodapé das paredes com fita adesiva.

3) Lixe as paredes

Seja para retirar uma textura ou a tinta que estava antes aplicada na parede, é preciso lixar tudo. Logo, use lixas mais finas para superfícies que não precisam de tantos arranjos e lixas mais grossas caso a superfície não esteja regulada.

A ideia é que, ao terminar de lixar, toda a parede esteja bem lisa para receber a tinta e não apresentar nenhuma textura que prejudique a estética.

4) Prepare a parede

Alguns procedimentos devem ser feitos na parede para receber a aplicação de tinta da melhor forma. Olha só:

Aplique o selador

Este produto serve para uniformizar a parede e ajudar na fixação da tinta. Portanto, aplique-o com o rolo de tinta, em movimentos de sobe e desce, por toda a parede que será pintada. Não esqueça de fazer a diluição do produto conforme as orientações da embalagem antes de usá-lo!

Aplique massa corrida

A massa corrida pode ajudar a corrigir buracos ou desnivelamentos mais aparentes da parede e seu uso não é obrigatório, mas auxilia a chegar num resultado mais profissional. Se optar por usar, passe a massa corrida com a desempenadeira e a ajuda de uma espátula, não esquecendo de nenhum canto.

Deixe-a secar por cerca de três horas e, se for preciso, lixe tudo novamente para garantir que a parede fique uniforme!

5) Prepare a tinta

Para poder pintar, é preciso preparar a tinta. Coloque a tinta na bandeja que você comprou e a dilua em água conforme as instruções da embalagem/marca. Certifique-se de que você mexeu o suficiente e a tinta está homogênea.

6) Comece a pintar

Finalmente, é hora de pintar! Molhe o rolo na tinta já preparada e passe-o na parede executando movimentos uniformes de “vai e vem”. Portanto, cubra toda a superfície, não esquecendo de nenhum canto, e use um pincel para os cantinhos onde o rolo não chega.

Entretanto, a tinta demora cerca de quatro horas para secar até que você possa dar a segunda demão. O processo só estará pronto quando você repeti-lo pelo menos duas vezes e perceber que a cor está uniforme!

7) Organize tudo

Ok, paredes prontas! A única coisa que você deve fazer enquanto a tinta está “molhada”, é retirar as fitas, para verificar se não faltou nenhum cantinho. Agora, é hora de deixar secar bem para não gerar nenhum estrago. Espere cerca de quatro horas para limpar o local e colocar tudo no seu devido lugar.

Dica extra: papel de parede

Além de aprender a como pintar uma parede, temos mais uma dica! Se você quer dar uma nova cara para algum cômodo da sua casa, dando uma renovada na decoração com bastante personalidade, o papel de parede também pode ser uma ótima opção. E, entre nós, a vantagem é que sua aplicação é um pouco mais prática do que a pintura.

Além disso, o papel de parede pode ser usado como detalhe em um ambiente. Pode ser uma lista na vertical ou na horizontal, assim como em espaço entre armários. Você que escolhe! Ah, dica: também tem passo a passo para aplicar o papel de parede, aqui no blog!

Então, é oficial: você está pronto para pintar as paredes da sua casa! Siga o passo a passo acima que com certeza o processo dará certo. Logo depois da pintura, conte a experiência para nós aqui nos comentários. Até mais!

Decoração
Guia para uma decoração de outono perfeita3 min leitura
Sem categoria
Vou morar sozinho. O que eu preciso ter em casa?5 min leitura
Decoração
Aqueça e decore a sua casa, usando produtos de inverno3 min leitura
Newsletter

Cadastre seu e-mail para receber as novidades do nosso blog!