Utilidades

Como montar uma barraca de camping: guia completo e prático3 min leitura


Com a chegada do verão e das férias, muitas pessoas optam por fazer viagens para perto da praia ou de cachoeiras. Uma opção incrível para os aventureiros ou para quem quer economizar é acampar!

Essa experiência costuma ser memorável e vale a pena vivê-la pelo menos uma vez na vida. Se você ainda não sabe como montar uma barraca de camping, confira aqui o nosso guia completo e prático!

Local e cuidados

A dica que definirá o sucesso do seu acampamento está aqui: a escolha do local da barraca! Na prática, é preciso escolher lugares planos e que não seja um curso natural de água. Preste atenção: lugares com inclinação tem mais chance de alagar e é preciso fugir das marés altas, caso sua viagem seja para a praia!

Outro detalhe que evita possíveis transtornos é preferir não ficar embaixo de árvores, pois galhos ou frutos podem cair e machucar alguém, ou até perfurar a barraca. E antes de montar é sempre preciso retirar pedras, galhos e outros itens do solo que possam atrapalhar a montagem.

Se você for permanecer no local por um tempo considerável, vale a pena observar a direção do vento – o vento predominante pode forçar e enfraquecer as estruturas da barraca, e o lado onde nasce o sol – para que você não acorde com os raios de sol e cheio de calor.

Barraca de camping para duas pessoas

Passo a passo para montar uma barraca

De cara já trazemos uma boa notícia: não são necessárias muitas ferramentas para montar uma barraca, pois a sua própria estrutura já vem bem completa. A dica, porém, é levar um martelo e cordas, como precaução para auxiliar a montagem caso seja preciso.

Vamos ao passo a passo:

1 – Estenda a lona no chão

Colocar uma lona no chão, embaixo da barraca, é essencial para que ela não adquira umidade. A lona pode ser de vinil ou de plástico e deve ficar exatamente do formato da barraca, sem deixar sobrar para fora para não acumular água.

2 – Coloque as varetas na barraca

Posicione a barraca em cima da lona, com as janelas viradas para a direção que você deseja. Encaixe as varetas – também chamadas de postes – da barraca conforme a indicação do manual ou os números que estiverem nelas.

Varetas barraca de camping

Aí, então, coloque-as na barraca formando um X para que ela fique estruturada e erga-a. As cordas podem ser usadas para esta estrutura, caso ela não esteja firme o suficiente.

3 – Prenda as estacas no chão

Com a barraca já erguida, você pode prender as estacas – ou espeques – no chão. Se o solo for muito resistente, é a deixa para você usar o martelo que levou. Se for areia, vale a pena deixar pedras ou outros itens pesados nas pontas para não sair do lugar.Estacas barraca de camping

4 – Monte o sobreteto

Também chamado de cobertura, o sobreteto é uma proteção extra usada para cobrir a barraca e proteger principalmente da chuva. É preciso esticar bem este material e fixá-lo com postes ou estacas para que se mantenha no local devido.

Sobreteto barraca de camping

Dica extra

Se você nunca montou uma barraca na vida, o ideal é testar em casa ou em algum pátio para treinar os passos e verificar se não faltou nenhum item na montagem. Assim, você perde menos tempo montando a barraca quando chegar ao destino da viagem.

E então, viu só como montar uma barraca de camping não é tão complicado assim? Temos certeza que acampar vai render bons momentos e memórias. Garanta barracas de camping de qualidade e faça uma boa viagem!

Utilidades
Dicas e ideias de presentes de Natal para os indecisos3 min leitura
Utilidades
Como pintar uma parede: passo a passo descomplicado!5 min leitura
Utilidades
Tenda de praia: modelos para você curtir o verão!3 min leitura