Utilidades

Como instalar ar condicionado split? Veja os cuidados que devem ser tomados3 min leitura


Você já ouviu falar que a instalação de ar condicionado split costuma ser complicada? A questão é que esse aparelho tem se tornado um item essencial para equipar qualquer casa, seja para os lugares com temperaturas muito altas ou muito baixas.

É uma facilidade cada vez mais indispensável e que promove muito conforto, mas às vezes é evitada por conta da instalação. Hoje, vamos desmistificar esse assunto e mostrar como instalar ar condicionado split é simples, além dos principais cuidados!

Funcionamento do ar condicionado split

O primeiro passo é entender a anatomia do aparelho. A questão é que o ar condicionado split é dividido em duas partes: a unidade condensadora e a unidade evaporadora.

A condensadora é aquela grande caixa que fica na parte externa do ambiente onde o ar condicionado será instalado e é a responsável pelo funcionamento do aparelho. A evaporadora é a que fica no local e distribui o ar pelo cômodo de fato.

Localização do ar condicionado

Um fator importante é pensar na localização de cada uma dessas partes, pois é preciso ter espaço, rede elétrica e tubulações disponíveis. Verifique com um profissional se as condições estão ideais para isso e preste atenção nestes detalhes:

  • a unidade condensadora não deve ser instalada em locais expostos à poeira, chuva forte ou umidade, além de ser ideal evitar fontes de calor;
  • a unidade evaporadora deve ser instalada entre 1,5 e 1,8m de altura e bem centralizada no cômodo, para garantir melhor funcionamento;
  • as duas unidades devem ter no mínimo 1m e no máximo 15m de tubulação de distância, além de cinco metros de desnível.

Cuidados importantes

Sempre garanta que a quantidade de BTUs é a ideal para climatizar o ambiente inteiro. A gente já postou aqui no blog como se faz o cálculo de BTUs, é uma boa opção para entender a necessidade do cômodo que você fará a instalação.

Para conseguir o bom funcionamento do ar condicionado split, vale a pena garantir que não haja fluxo de ar cruzado entre mais de um aparelho.

Além disso, sempre instale o ar condicionado em locais onde não haja obstrução da saída do ar. Outra questão importante é que se tenha acesso fácil ao aparelho para poder tirar o filtro para limpeza regular.

Hora da instalação

Já garantiu que as duas unidades do aparelho terão boa localização, calculou a quantidade de BTUs do ar condicionado e verificou que a rede elétrica e de tubulações estãoestá ok? Então é hora de chamar um técnico especializado para instalar o ar condicionado split!

Viu como não é tão difícil assim? A nossa dica é sempre contar com bons profissionais para garantir que tudo vai estar nos conformes, além de ter garantia caso algum problema ocorra.

E pronto: com a instalação feita, agora sua casa vai estar climatizada e ainda mais confortável.

Encontre as melhores opções na Schumann

Encontre os melhores preços de marcas de ar condicionado split aqui na Schumann! Verifique condições de parcelamento e frete grátis para sua região. Boas compras! 🙂

Utilidades
Como pintar uma parede: passo a passo descomplicado!5 min leitura
Utilidades
Como montar uma barraca de camping: guia completo e prático3 min leitura
Utilidades
Dicas e ideias de presentes de Natal para os indecisos3 min leitura