Ar-Condicionado

Como calcular os BTUs do ar condicionado por m²3 min leitura


Seja no verão ou no inverno, nada melhor do que um ambiente climatizado, né? Fica cada vez mais difícil sobreviver as estações sem um ar- condicionado, mas é importante fazer a escolha certa para evitar gastos desnecessários de energia. Você sabe como escolher o melhor ar-condicionado para a sua casa? Hoje vamos falar de uma das características mais importantes do aparelho, os BTUs. Você sabe o que são, para que servem e qual a quantidade ideal? Descubra agora! 😀

O que é BTU?

Quando estiver na busca por um ar-condicionado, você vai perceber que todos eles possuem uma numeração de BTU diferente. Essa é a principal característica que diferencia um aparelho do outro. Mas, afinal, o que quer dizer BTU e pra que ele serve? A sigla BTU vem do inglês e significa British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica. Basicamente, é a medida que determina a potência de refrigeração do ar-condicionado.

Existem aparelhos de 6.000 até 58.000 BTUs. Você deve estar se perguntando, como é que eu escolho? Pois bem, a quantidade de BTUs deve ser calculada de acordo com alguns fatores ambientais. O tamanho do espaço em que será colocado, a posição solar do imóvel, quantas pessoas frequentam o lugar e quantos aparelhos eletrônicos ficam nele são algumas questões importantes a serem consideradas.  

Quando se trata de eletros estamos acostumados com a medida em watts, por isso, para ficar mais fácil de entender a potência de cada aparelho você pode fazer a conversão. Quer saber como transformar BTU em watts? É bem fácil, 1 BTU é equivalente a 0,2929 watts. Então é só calcular o número de BTU x 0,2929. A melhor forma de saber qual é a potência certa de ar-condicionado para a sua casa é calculando o número de BTUs por metro quadrado. Se liga que vou te mostrar como fazer isso agora! 👇

Como calcular BTUs por m²

Existe uma conta que você precisa fazer para calcular a quantidade necessária de BTUs que um ar condicionado deve ter para cada ambiente. Mas calma que é bem fácil!

É só somar 600 para cada metro quadrado, mais 600 para cada pessoa que estiver na área, mais 600 para cada aparelho que irradiar calor (geladeira, fogão, TV etc) e mais 800 se o ambiente estiver exposto à luz do sol.

Por exemplo: para refrigerar um ambiente de 22 m², com 3 pessoas e 3 aparelhos, você precisaria de um aparelho com no mínimo 16.000 BTUs.

Cálculo: 22 x 600 (m²) + 3 x 600 (pessoas) + 3 x 600 (aparelhos).

Resultado: 16.800

Se for uma área exposta ao sol, pode adicionar mais 800 no cálculo, logo, vai ser necessário um aparelho que tenha mais do que 17.000 BTUs.

Essa tabela pode te orientar na escolha certa:

Como calcular os BTUs do ar condicionado por m²

Outros fatores

Além das condições que comentamos acima existem outros fatores que podem influenciar no resultado final. Alguns exemplos são:

Região do Brasil onde mora: nosso país tropical abençoado por Deus é bonito e quente por natureza. Mas sabemos que algumas regiões do Brasil são mais quentes do que as outras, então o clima local também precisa ser considerado.

Tipo e quantidade de lâmpadas: As lâmpadas incandescentes produzem mais calor do que as fluorescentes, adicione essa informação ao cálculo.

Janelas e cortinas: quanto mais janelas, maior abertura para a entrada de calor, já as cortinas impedem que a luz do sol invada o cômodo e diminuem o aquecimento. Lembre disso antes da compra!

A cada fator externo que possa influenciar no aquecimento do cômodo adicione 600 BTUs. O cálculo é basicamente este, mas se você não quiser se perder nas contas use a calculadora de BTU, não tem erro! 🙂

Pronto, agora que você já sabe como calcular a quantidade de BTUs que precisa para o seu cômodo, encontre aqui o ar-condicionado perfeito pra você com ofertas especiais de verão!!

Estilo de Vida
Beleza: 5 produtos indispensáveis neste verão4 min leitura
Casa
Qual o papel do arquiteto em uma reforma ou construção?3 min leitura
Casa
Pra que serve um calefator?3 min leitura