Casa

Como aquecer casas frias no inverno?4 min leitura


O Brasil é um país de dimensões continentais. Isso significa dizer que as condições climáticas e geográficas podem variar muito dependendo da região que você estiver. Por exemplo, um mesmo dia pode apresentar temperatura de 30º no Nordeste e quase 0º no Sul.

Durante o inverno, as baixas temperaturas podem trazer muitas dificuldades para algumas famílias e, certas vezes, elas trazem alguns problemas. E um dos desafios mais comuns é descobrir como aquecer casas frias no inverno.

Se você sofre com isso, não se preocupe! Preparamos aqui algumas alternativas que vão ajudar você a solucionar isso e esquentar o seu lar para aproveitar o melhor da estação mais fria do ano. Acompanhe o artigo!

Como aquecer casas frias no inverno: invista em um sistema de calefação

Para aquecer casas frias no inverno, nada melhor do que investir em um bom sistema de calefação. E tudo o que você precisa para isso é contar com um calefator, um equipamento que funciona à base de lenha e aquece a casa por meio da combustão desse material.

E sabe qual é o melhor de tudo? Ele é muito mais eficiente do que uma lareira! Como o calefator não conta com uma chaminé, o calor da queima da madeira volta todo para o ambiente, sem nenhuma perda. O calefator também é completamente fechado, ou seja, você apenas abre o compartimento principal para colocar lenha e logo na sequência pode fechar novamente.

O calefator, portanto, é uma excelente maneira de aquecer sua casa com segurança!

Vantagens do calefator

  • É econômico, ecológico e muito seguro;
  • Não deixa mau cheiro pela casa;
  • Por serem feitos de aço, evitam gastos com manutenção e duram muito tempo;
  • É aconchegante e elegante.

Você pode clicar aqui e saber mais para que serve um calefator!

Lareiras

Com certeza a maneira mais requintada de aquecer casas frias no inverno. As lareiras se modernizaram muito com o passar do tempo e hoje é possível encontrar até mesmo modelos totalmente ecológicos.

Vantagens da lareira

Apesar de não serem tão produtivas quanto um calefator, as lareiras ainda são uma excelente opção para se esquentar nos dias frios. Entre suas principais vantagens, podemos destacar:

  • Espalha rapidamente o calor pela casa;
  • O fogo da lareira deixa o ambiente muito charmoso;
  • São econômicas;
  • Não gastam energia elétrica.

Fogão a lenha

Os fogões são um pouco mais rústicos do que nossa opção anterior, porém, é muito charmoso, agradável e caloroso.

Para aquecer as casas frias no inverno, apresentam-se como opções mais acessíveis do que lareiras e calefatores. Você pode escolher entre modelos de fogão a lenha número 1, fogão a lenha número 2 e fogão a lenha número 3. Para entender mais sobre cada um deles, você pode conferir nosso conteúdo sobre as principais diferenças entre o fogão a lenha n°1 e o n°2.

Vantagens do fogão a lenha

O fogão a lenha pode trazer muitos benefícios para quem procura descobrir como aquecer casas frias no inverno. Entre as principais vantagens podemos destacar:

  • Podem ser usados para cozinhar, otimizando seu gasto de combustível;
  • São econômicos e sustentáveis;
  • Por serem equipamentos clássicos, podem ser elementos de decoração.

Ar condicionado

O ar condicionado é uma das maneiras mais eficientes de aquecer casas frias no inverno. São muitos modelos disponíveis no mercado e aqui na Schumann, você encontra todas as opções de ar condicionado split, desde os de menor potência com 9000 BTUS, até os mais potentes com 30000 BTUS.

Uma das maiores dúvidas, porém, está relacionada ao consumo de energia do ar condicionado. Se você está em dúvida, clique aqui e conheça as vantagens e desvantagens de ter um ar-condicionado quente e frio.

Vantagens do ar condicionado

Com um ar condicionado você tem um equipamento que traz vantagens para além do inverno:

  • É um sistema que proporciona maior bem-estar e conforto;
  • É prático, pois pode tanto aquecer casas frias no inverno quanto refrescar ambientes quentes no verão;
  • Permitem controlar de maneira precisa a temperatura;
  • Purificam o ar.

Você pode conferir outras alternativas de climatização clicando aqui e acessando nosso site. Compartilhe o conteúdo com os amigos e se aqueça nesse inverno!

Casa
Projeto Verão: dicas para refrescar a casa4 min leitura
Casa
4 modelos de aquecedor pra você acertar na escolha!4 min leitura
Casa
Pra que serve um calefator?3 min leitura