Utilidades

Climatizador ou ventilador, qual o melhor para aliviar o calor?4 min leitura


A chegada do verão promete dias quentes e abafados pela frente. É nessa época que aumenta nas lojas a procura por climatizador ou ventilador.

O problema é que, na pressa para aliviar o calor, muita gente acaba comprando o eletrodoméstico errado e deixa de investir naquele que melhor resolveria seu problema. Isso porque, apesar de ter funções parecidas, os dois aparelhos entregam resultados diferentes.

Se você tem dúvidas sobre as diferenças entre ventilador e climatizador e quer ter certeza antes de investir em um deles, continue lendo esse artigo. Vamos explicar como eles funcionam, mostrar suas vantagens e pontos fracos e te ajudar a fazer uma compra mais informada.

Como funciona o climatizador

O climatizador é um aparelho portátil com um reservatório de água fria em seu interior. Ele captura o ar externo (que está quente) por meio de um pequeno ventilador e o faz entrar em contato com esse reservatório.

Durante esse processo, a temperatura do ar no interior do climatizador diminui por meio da evaporação da água. Por fim, esse ar é expelido para fora do aparelho, refrescando o ambiente externo.

Vale observar que, além de resfriado, o ambiente também fica mais úmido — portanto, o climatizador é indicado para locais de clima muito seco.

Vantagens do climatizador

  • Não consome muita energia (o gasto pode ser até 90% mais baixo do que o de um ar condicionado, por exemplo).
  • Umidifica e melhora a qualidade do ar, sendo indicado para pessoas que têm alergias e problemas respiratórios.
  • É prático, leve e compacto, o que facilita seu deslocamento para diferentes cômodos.
  • Não há necessidade de que o local seja isolado para cumprir sua função (janelas e portas podem ficar abertas).
  • Alguns climatizadores vêm com a função aquecimento, sendo úteis também para o inverno nas regiões mais frias.

Desvantagens do climatizador

  • É pouco indicado para regiões onde o calor é intenso e o ar é naturalmente úmido, pois dificulta a evaporação natural da água.
  • Não funciona tão bem em ambientes muito grandes e amplos.
  • Costumam ser mais caros do que os aparelhos ventiladores.

Como funciona o ventilador

A função de um ventilador é basicamente produzir vento. Ele difere do climatizador porque não tem capacidade para resfriar o ar.

O aparelho funciona com o movimento das pás (ou hélices), que forçam o deslocamento do ar ao redor e levam a sensação de refrescamento ao ambiente.

A quantidade de ar deslocada e a eficiência do aparelho dependem de sua velocidade e do ângulo em que as hélices estão posicionadas.

Vantagens do ventilador

  • Os preços são mais em conta do que os de climatizadores.
  • Existem diversos modelos no mercado para escolher — ventilador de teto, de chão, de mesa, aqueles que viram para diferentes direções etc.
  • São extremamente econômicos no quesito consumo de energia.

Desvantagens do ventilador

  • Não resfria nem umidifica o ar — por isso, não é tão eficaz em dias muito quentes.
  • Como o alcance do vento é limitado, não é eficiente em cômodos e espaços grandes.
  • Pode ser inconveniente em alguns momentos, quando o vento levanta poeira ou derruba objetos e papéis.

Conseguiu entender as principais diferenças entre os dois tipos de aparelho e identificar qual deles atende melhor às suas necessidades?

Então veja agora quais são os modelos de climatizador e ventilador preferidos entre nossos clientes para te ajudar ainda mais em sua decisão!

Modelo de climatizador em alta

Climatizador de Ar Cadence Climatize CLI302:

Schumann

Climatizador de Ar Cadence Climatize CLI302: possui a função três em um, ou seja, conta com climatizador, circulador e umidificador. Ajuda e melhora a condição do ar, reduzindo os desconfortos causados pela baixa umidade do ar.

Modelos de ventilador em alta

Ventilador Mondial Maxi Power V-81:

Schumann

Ventilador Mondial Maxi Power V-81: possui seis pás e 50W de potência, garantindo a  qualidade de ventilação. Com modo turbo e silencioso, esse modelo torna as noites de sonos muito mais tranquilas e proveitosas.

Ventilador Mondial Coluna Premium

Schumann

Ventilador Mondial Coluna Premium: possui design moderno, três opções de velocidade e grade removível. Seu sistema permite que o ventilador incline para cima e para baixo e a estrutura é desmontável, facilitando a limpeza.

Quer outra opção ótima para refrescar seus dias? Nós já explicamos as vantagens do ar condicionado inverter, que ajusta a velocidade do compressor de acordo com a temperatura do ambiente e reduz o gasto de energia. Confira!

Utilidades
5 dicas de decoração com cabideiro para deixar sua casa estilosa3 min leitura
Utilidades
Presentes de Natal por até 100 reais!3 min leitura
Serviços
Como fazer empréstimo pessoal3 min leitura