Ar-Condicionado

Ar-condicionado quente e frio vale a pena? Vantagens e desvantagens2 min leitura


Nem só de calor vive o Brasil! Muitas regiões, principalmente do sul do país, têm invernos bastante rigorosos e, por isso, acaba surgindo a dúvida: ar condicionado quente e frio vale a pena? No post de hoje vamos explicar para você as principais vantagens e desvantagens de escolher um ar condicionado quente e frio. Confira aqui abaixo!

Ar-condicionado quente e frio vale a pena?

Alguns estados do Brasil têm dias muito frios quando chega o inverno. É por isso que nem sempre um ar condicionado feito somente para resfriar o ambiente vai ser o investimento mais inteligente.

Entenda as vantagens de investir em um ar-condicionado quente e frio:

1) Útil e versátil

Um aparelho de ar-condicionado tem um investimento relativamente alto. No caso de comprar um que funcione para quente e frio, você poderá usufruir deste investimento o ano todo e fazer valer cada centavo!

Ou seja, o modelo torna-se útil por um maior período de tempo, especialmente porque ele tem a versatilidade ideal para qualquer temperatura.

2) Eficiência energética

Por contar com um sistema mais avançado, com bomba de calor que serve para resfriar ou esquentar o ambiente, o aparelho torna-se mais eficaz.

Muitos pensam que o ar-condicionado quente e frio gasta mais energia. Mas, a verdade é que, com um sistema mais eficiente, a energia gasta é menor. Sendo assim, você também pode economizar na conta de luz!

3) Conforto

Nem passar calor, nem morrer de frio: com um aparelho que tem as duas funcionalidades você garante um conforto incomparável. Por exemplo, para quem tem dificuldades de dormir bem nas noites muito frias ou muito quentes, esta é a solução ideal!

O ar-condicionado quente e frio também é ótimo para desumidificar o ar do ambiente, pois o ar úmido presente em algumas regiões também é bastante desconfortável.

4) Praticidade

Se antes você tinha o ar-condicionado para os dias quentes e o aquecedor para os dias frios, agora você pode ter as duas funções em um só aparelho.

Isso torna o dia a dia muito mais prático, sem contar que o investimento financeiro é um só e as manutenções que forem necessárias também.

Desvantagens de ar condicionado quente e frio

Em contraponto, é preciso lembrar que o ar condicionado quente e frio costuma ter entre 2% e 10% de aumento no preço de compra quando comparado a um aparelho que tem função única.

Além disso, como o uso do aparelho vai ser o ano todo, é preciso estar sempre com a limpeza dos filtros do ar condicionado em dia. Mas isso é um detalhe: é apenas um esforço de manutenção um pouco maior para garantir o desempenho desejado.

E então, já sabe se o ar condicionado quente e frio vale a pena para você? Faça o balanço entre as vantagens e as desvantagens para entender melhor o custo-benefício do aparelho.

Depois, conte com a Schumann para garantir produtos de qualidade de marcas renomadas!

Ar-Condicionado
Como calcular os BTUs do ar condicionado por m²3 min leitura
Ar-Condicionado
8 coisas que você precisa saber sobre climatizador e ar-condicionado6 min leitura
Ar-Condicionado
Ar-condicionado: como escolher o melhor modelo?2 min leitura